Algumas vezes, as palavras na linguagem falada, como os sinais na linguagem visual de sinais, têm mais de um significado, com dois ou mais conceitos diferentes. Embora contribua para a economia e flexibilidade da língua, essa propriedade de correspondência semântica cria ambiguidades fonéticas, gramaticais e lexicais (ULLMANN, 1964).
Os homônimos ocorrem quando os significados são completamente diferentes ou não relacionados; polissemia, quando uma palavra pode indicar vários significados que possuem sons comuns; e classificação gramatical, quando a mesma unidade lexical pertence a classes sintáticas distintas.
O objetivo geral do presente trabalho foi apresentar através de revisão integrativa discutir os aspectos da semiótica na LIBRAS e os específicos compreender a constituição linguística da Língua Brasileira de Sinais; Conceituar e classificar os signos da semiótica e analisar as partes dos signos sob o aspecto semiótico. Este trabalho consiste em uma revisão de literatura de caráter integrativo, com abordagem descritiva e qualitativa.
Para Silva e colaboradoras (2021), a revisão integrada é um dos métodos de investigação utilizados na prática baseada em evidências (PBE) que tem como finalidade identificar. Os artigos selecionados de acordo com a base de dados, sendo 05 artigos encontrados na ERIC, 01 na SCIELO e 0 no Google Acadêmico, correspondendo respectivamente a 83%, 17%, 0% das publicações utilizadas. Essa revisão integrativa se torna relevante pois permite os pesquisadores da área aprofundar seus conhecimentos e nortear novos estudos.