O presente trabalho externou a importância da afetividade no processo de desenvolvimento educacional da criança pertencente a educação infantil e os impactos das relações afetivas no contexto de desenvolvimento de ensino e aprendizagem nesta modalidade, traz como temática: As relações afetivas no âmbito escolar e familiar, como forma de contribuição no processo de desenvolvimento educacional, social e emocional, a importância da afetividade como metodologia de auxílio do professor no processo de ensino e aprendizagem, tal como ferramenta necessária e indispensável, tipos de afetividades e docente em constante relação com família e aluno.
Como problema tem-se: “Como a afetividade pode contribuir no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil”? No objetivo geral: Investigar a influência da afetividade no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. Nos objetivos específicos: levantar os conhecimentos acerca da relação entre afetividade, desenvolvimento e aprendizagem; identificar estratégias didáticas para desenvolver a afetividade na sala de aula; compreender os desafios de professores em desenvolver a afetividade nas crianças e trabalhar na Educação Infantil; refletir sobre o papel da afetividade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na escola de Educação Infantil.