Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 37 - EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO RECURSO TERAPÊUTICO COM PACIENTES DE CAPS II

    O estudo tem como finalidade evidenciar a expressão artística como recurso terapêutico e político no cuidado de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II. Tratando-se de um relato de experiência (MUSSI; FLORES; ALMEIDA, 2021) da realização de dois momentos artísticos ocorridos por alunos e profissionais de Psicologia na universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG em parceria com o CAPS II. No Brasil ocupar espaços públicos como a universidade é um direito, todavia, é uma informação pouco conhecida, dessa forma cabe a quem já está nesse espaço criar formas de integrar a comunidade, inclusive pessoas com transtornos psiquiátricos, pois vivem à margem da sociedade. Desse modo, levar os pacientes como artistas no campus é a materialização do pertencimento. A intenção era promover um ambiente que todos se expressassem artisticamente sem julgamentos e sem que qualquer diagnóstico de transtorno fosse o foco, mas sim a arte que cada um comunicava e como reverberava em cada participante presente. Assim, a continuidade de novas apresentações culturais dos usuários do serviço na universidade, possibilitam a articulação com outras instituições. Logo, o presente estudo se torna uma ferramenta para que a partir desse movimento, outros eventos e projetos sejam pensados, os quais possam usufruir do potencial da arte, do acesso a diferentes lugares de movimentação e da integração do sujeito com seu território.

CAPÍTULO 37 - EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO RECURSO TERAPÊUTICO COM PACIENTES DE CAPS II

Doi: 10.58871/ed.academic210823.v1.37

PALAVRAS CHAVE: Centro de Atenção Psicossocial; Arte; Saúde Mental.

KEYWORDS: Center for Psychosocial Care; Art; Mental Health.

ABSTRACT:
The study aims to highlight artistic expression as a therapeutic and political resource in the care of users of a Center for Psychosocial Care - CAPS II. This is a report of experience (MUSSI; FLORES; ALMEIDA, 2021) of the realization of two artistic moments occurred by students and professionals of Psychology at the Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG in partnership with CAPS II. In Brazil to occupy public spaces such as the university is a right, however, it is a little known information, so it is up to those who are already in this space to create ways to integrate the community, including people with psychiatric disorders, because they live on the margins of society. Thus, bringing patients as artists on campus is the materialization of belonging. The intention was to promote an environment where everyone expressed themselves artistically without judgments and without any diagnosis of disorder being the focus, but rather the art that each communicated and how it reverberated in each participant present. Thus, the continuity of new cultural presentations of the service users at the university, enable the articulation with other institutions. Soon, the present study becomes a tool so that from this movement, other events and projects can be thought out, which can enjoy the potential of art, access to different places of movement and the integration of the subject with its territory.

Autor

  • ALINE SAMARA BASTOS SILVA

  • ANNA CAROLINA RODRIGUES CHAVES

  • BETTIELI BARBOZA DA SILVEIRA

  • LAILA THAÍSSA DA SILVA MENEZES

  • NATHÁLIA MARTINS DE PAULO CÂNDIDO

  • TELMO RODRIGUES BATISTA FILHO

  • VICTORIA LUNA DE OLIVEIRA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat