Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 29 - O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UMA MICRORREGIÃO DO CEARÁ

    Este estudo tem a finalidade de discutir o cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária em uma Microrregião do Ceará, enfatizando a atuação profissional e as estratégias de cuidado. Trata-se de um relato de experiência elaborado a partir das vivências em campo dos autores, bem como das discussões feitas na disciplina de Psicologia e Saúde Pública I, da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. As informações obtidas demonstraram uma predominância do modelo biomédico no fazer dos profissionais da atenção primária frente a demandas de saúde mental, pautado sobretudo na prevalência da medicamentalização como principal alternativa de tratamento, assim como, a falta de capacitação dos profissionais para lidar com essas demandas, que constituem entraves para a saúde mental na atenção primária dos municípios analisados. Conclui-se que as articulações em equipe através do apoio matricial, as práticas de educação em saúde e propostas de Educação Permanente em Saúde (EPS) constituem alternativas compatíveis com uma modalidade de cuidado que promova a superação os desafios analisados.

CAPÍTULO 29 - O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UMA MICRORREGIÃO DO CEARÁ

Doi: 10.58871/ed.academic18092023.29

PALAVRAS CHAVE: Atenção Primária; Saúde Mental; Psicologia.

KEYWORDS: Primary Health Care; Mental Health; Psychology.

ABSTRACT:
This study aims to discuss Mental Health care in Primary Care in a Microregion of Ceará, emphasizing professional performance and care strategies. This is an experience report elaborated from the authors' experiences in the field, as well as from the discussions carried out in the discipline of Psychology and Public Health I, at the Federal University of Ceará, Sobral campus. The information obtained showed a predominance of the biomedical model in the actions of primary care professionals in the face of mental health demands, based mainly on the prevalence of medication as the main treatment alternative. It was also found that the lack of professional training to deal with these demands is an obstacle still present in care. It is concluded that the specific team articulations of the matrix support, the health education practices and learning proposals based on the Permanent Health Education (EPS) are alternatives compatible with a modality of mental health care that promote overcoming the challenges analyzed.

Autor

  • AMANDA QUEIROZ SILVA

  • FRANCISCA LARISSA MESQUITA AGUIAR

  • FRANCISCO MATEUS RODRIGUES BARROZO

  • LARA TEIXEIRA VIEIRA

  • LARISSA DE SOUZA CASARIN

  • PAULO HENRIQUE DIAS QUINDERÉ

  • PEDRO HELITON OLIVEIRA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat