Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 13 - DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO INTEGRADA ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA

    Objetivo: Identificar quais os principais desafios enfrentados na implementação das estratégias de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) no contexto da atenção primária à saúde. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, conduzida através da seguinte questão ampla: “Quais são os principais desafios enfrentados na implementação das estratégias de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) no contexto da atenção primária à saúde?”. A busca dos estudos ocorreu nas bases de dados LILACS e BDENF via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), considerando o descritor “Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância”, identificado dos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS). Inicialmente, encontrou-se 259 estudos, os quais passaram por uma triagem inicial com o estabelecimento dos critérios de inclusão específicos para delimitar a amostra, incluindo estudos no idioma português, inglês e espanhol, publicados no período entre 2014 e 2024. Ao final, selecionou-se 8 estudos para compor a amostragem desta revisão. Resultados e Discussão: A análise do conhecimento de enfermeiros da atenção básica sobre a estratégia AIDPI revelou que, embora a capacitação seja ampla, ela não tem garantido melhorias significativas no desempenho profissional. A falta de formação contínua e adequada afeta a qualidade do atendimento, especialmente em condições como desnutrição e infecções. Além disso, a pouca experiência dos profissionais da Estratégia Saúde da Família podem dificultar a adoção de práticas mais eficazes. A escassez de capacitação e protocolos claros, juntamente com a fragmentação dos serviços, limita a efetividade da AIDPI. A integração entre serviços e maior capacitação são essenciais para melhorar a saúde infantil e reduzir a morbimortalidade. Considerações Finais: Destaca-se a necessidade de aprimorar a formação profissional, com a inclusão de treinamentos práticos sobre o reconhecimento de sinais críticos, o manejo de doenças prevalentes e ações preventivas sobre os fatores que podem contribuir na melhoria do atendimento.

CAPÍTULO 13 - DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO INTEGRADA ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA

Doi: 10.58871/conbrasca24.c13.ed05

PALAVRAS CHAVE: Doenças prevalentes na infância; Capacitação profissional; Saúde da criança.

KEYWORDS: Prevalent childhood diseases; Professional training; Child health.

ABSTRACT:
Objective: To identify the main challenges faced in the implementation of Integrated Attention to Prevalent Childhood Diseases (AIDPI) strategies within the context of primary health care. Methodology: This is an Integrative Literature Review, conducted through the following broad question: “What are the main challenges faced in the implementation of Integrated Attention to Prevalent Childhood Diseases (AIDPI) strategies in the context of primary health care?” The search for studies was conducted in the LILACS and BDENF databases via the Virtual Health Library (BVS), using the descriptor “Integrated Attention to Prevalent Childhood Diseases,” identified from the Descriptors in Health Science (DeCS). Initially, 259 studies were found, which underwent a preliminary screening with the establishment of specific inclusion criteria to define the sample, including studies in Portuguese, English, and Spanish, published between 2014 and 2024. In the end, 8 studies were selected for the review sample. Results and Discussion: The analysis of the knowledge of primary health care nurses regarding the AIDPI strategy revealed that, although training is widespread, it has not ensured significant improvements in professional performance. The lack of continuous and adequate training affects the quality of care, especially in conditions such as malnutrition and infections. Furthermore, the limited experience of professionals in the Family Health Strategy may hinder the adoption of more effective practices. The scarcity of training and clear protocols, along with service fragmentation, limits the effectiveness of AIDPI. Service integration and increased training are essential to improving child health and reducing morbidity and mortality. Final Considerations. The need to improve professional training is highlighted, with the inclusion of practical training on the recognition of critical signs, management of prevalent diseases, and preventive actions. These factors can contribute to improving care quality.

Autor

  • ANA BEATRIZ SILVA COSTA

  • ANA LARISSA LINO COSTA

  • EVELLYN VITÓRIA SILVA FREIRE

  • HELLEN RAYANNE COSTA SANTOS

  • JULIANA DE FATIMA DA CONCEIÇÃO VERÍSSIMO LOPES

  • LAYAN CALIEL SANTOS COSTA

  • MARIA EMÍLIA DANTAS OLIVEIRA

  • THAYANNE THYSSYANNE DE SOUZA SOARES COSTA

  • VÂNIA ELLEN BEZERRA SOUSA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat