Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 18 - INSEGURANÇA ALIMENTAR DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU

    Objetivo: Este estudo investigou a prevalência de insegurança alimentar (IA) entre estudantes da rede pública de ensino de Nova Iguaçu em 2024. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritivo, de corte transversal, realizada em cinco escolas municipais, com a participação de 81 responsáveis pelos alunos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados e da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), visando avaliar aspectos sociodemográficos e a presença de IA nos domicílios. Resultados e Discussão: Os resultados apontaram que 77% das crianças enfrentam algum grau de IA, sendo 51,7% classificados com IA leve, 12,6% com IA moderada e 10,3% com IA grave. Fatores como baixa renda familiar, desemprego e características sociodemográficas foram determinantes para a maior prevalência de IA, especialmente em famílias com crianças do sexo masculino. A IA foi associada a impactos negativos no crescimento, desenvolvimento cognitivo e no desempenho escolar das crianças. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) revelou-se essencial para mitigar a IA, garantindo o acesso a refeições nutritivas. Contudo, persistem desafios, como práticas alimentares inadequadas no ambiente escolar e o limitado acesso a alimentos saudáveis em casa. Considerações Finais: Conclui-se que o fortalecimento do PNAE, por meio de políticas públicas mais robustas, maior fiscalização, ampliação de recursos e ações educativas contínuas, é crucial para promover a segurança alimentar e nutricional. Além disso, o incentivo ao uso de alimentos regionais e in natura é recomendado como estratégia para melhorar a qualidade da alimentação escolar. Pesquisas futuras são necessárias para ampliar o entendimento das dinâmicas familiares e regionais associadas à IA.

CAPÍTULO 18 - INSEGURANÇA ALIMENTAR DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU

Doi: 10.58871/conbrasca24.c18.ed05

PALAVRAS CHAVE: alimentação escolar; insegurança alimentar; programas e políticas de nutrição e alimentação.

KEYWORDS: school feeding; food insecurity; nutrition programs and policies.

ABSTRACT:
Objective: This study investigated the prevalence of food insecurity (FI) among public school students in Nova Iguaçu in 2024. Methodology: This was a descriptive, cross-sectional study conducted in five municipal schools, involving 81 guardians of the students. Data collection was carried out through structured questionnaires and the Brazilian Food Insecurity Scale (EBIA) to assess sociodemographic aspects and the presence of FI in households. Results and Discussion: The results indicated that 77% of children experienced some degree of FI, with 51.7% classified as mild, 12.6% as moderate, and 10.3% as severe. Factors such as low family income, unemployment, and sociodemographic characteristics were determinants of the higher prevalence of FI, particularly in families with male children. FI was associated with negative impacts on children' s growth, cognitive development, and academic performance. The National School Feeding Program (PNAE) proved essential in mitigating FI by ensuring access to nutritious meals. However, challenges remain, such as inadequate dietary practices within schools and limited access to healthy foods at home. Conclusions: It is concluded that strengthening PNAE through more robust public policies, increased oversight, resource expansion, and continuous educational initiatives is crucial to promoting food and nutritional security. Additionally, encouraging the use of regional and fresh foods is recommended as a strategy to improve the quality of school meals. Future research is necessary to expand understanding of family and regional dynamics associated with FI.

Autor

  • CAMILA FERREIRA DE SOUZA COSTA

  • CARLOS EDUARDO DOS SANTOS FERNANDES

  • PEDRO AUGUSTO FERREIRA TARGINO

  • SILVIA QUELLI DUARTE DA SILVA DUCCINI

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat