Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 38 - A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL

    Introdução: Durante a infância, a criança passa por etapas complexas de desenvolvimento, como a aquisição da linguagem oral que é um aspecto essencial na vida do indivíduo, visto que é o principal meio de comunicação. Durante esse processo, existem fatores que interferem de forma direta no desenvolvimento oral adequado, principalmente o ambiente familiar. Objetivos: Demonstrar a influência do ambiente familiar no desenvolvimento da linguagem oral. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa integrativa de literatura nas bases de dados SciELO e LILACS, foram selecionados artigos completos publicados no período de 2009 a 2024, escritos em português. Foi utilizada a estratégia PICO, que formulou a pergunta norteadora: " Qual a influência do ambiente familiar no desenvolvimento da linguagem infantil?" ; foram excluídas teses, dissertações e trabalhos que não contemplavam os objetivos do estudo. Após leitura completa dos artigos elegíveis, sete trabalhos foram selecionados. Resultados e Discussão: A análise dos textos contemplou a influência do contexto familiar no desenvolvimento da linguagem infantil, enfatizando a importância de estímulos linguísticos e a interação nesse lugar. A família é vista como principal influenciadora, abordando questões como a escolaridade dos responsáveis, nível socioeconômico, dinâmica familiar e estimulação precoce, sendo atividades como leitura e brincadeiras primordiais. Relatando-se também questões sobre os erros de fala cometidos pela criança, e como não os reforçar. São enfatizados a qualidade das interações familiares e seus impactos de forma positiva no desenvolvimento da criança e o ambiente escolar, como forma de complementar esse processo. Conclusão: Conclui-se a importância do ambiente familiar para o íntegro desenvolvimento da linguagem infantil. Aborda-se a relevância de atividades como a leitura e brincadeiras, como também a importância de se corrigir os erros de fala e os impactos negativos da ausência de estímulos. Evidencia o complexo processo de aquisição da linguagem e a necessidade de práticas de estimulação para um bom desenvolvimento.

CAPÍTULO 38 - A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL

Doi: 10.58871/conbrasca24.c38.ed05

PALAVRAS CHAVE: linguagem oral; ambiente familiar; desenvolvimento linguístico infantil; estímulo familiar.

KEYWORDS: oral language; family atmosphere; child linguistic development; family stimulus.

ABSTRACT:
Introduction: During childhood, children go through complex stages of development, such as the acquisition of oral language, which is an essential aspect in an individual' s life, as it is the main means of communication. During this process, there are factors that directly interfere with adequate oral development, mainly the family environment. Objectives: To demonstrate the influence of the family environment on the development of oral language. Methodology: An integrative literature search was carried out in the SciELO and LILACS databases, articles published between 2009 and 2024, written in Portuguese, were selected. The PICO strategy was used, which formulated the guiding question: " What is the influence of the family environment on the development of children' s language?" ; Theses, dissertations and works that did not address the objectives of the study were excluded. After fully reading, seven works were selected. Results and Discussion: The analysis of the texts considered the influence of the family context on the development of children' s language, emphasizing the importance of linguistic stimuli and interaction. The family is seen as the main influencer, addressing issues such as the education of those responsible, socioeconomic level, family dynamics and early stimulation, with activities such as reading and playing being essential. Questions are also reported about speech errors made by the child, and how not to reinforce them. The quality of family interactions and their positive impacts on the child' s development and the school environment are emphasized, as a way of complementing this process. Conclusion: The importance of the family environment for the development of children' s language is concluded. The relevance of reading and playing is addressed, as well as the importance of correcting speech errors and the negative impacts of the absence of stimuli. It highlights the complex process of language acquisition and the need for stimulation practices for good development.

Autor

  • CRISTIANE GUERREIRO PEREIRA ABDUL MASSIH

  • BEATRIZ QUARESMA DE SOUZA

  • BEATRIZ RODRIGUES FAVACHO

  • CAMILA PINHEIRO DA GAMA

  • ESTEFANY RAIANE DA SILVA NOGUEIRA

  • FERNANDA ESTUMANO DA SILVA E SILVA

  • JÚLIA GABRIELLY DE SOUSA VIEIRA

  • RAFAELA PAES CORDOVIL

  • RAQUEL SILVA ALBERNAS

  • WIVIANE DO ESPÍRITO SANTO COSTA QUEIROZ

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat