Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 47 - SEU FILHO TEM O HÁBITO DE LEITURA?: UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL SOB A ÓTICA DA TERAPIA OCUPACIONAL

    Introdução: curso de Terapia Ocupacional da UFPA visa formar profissionais para promover saúde e assistência a indivíduos com disfunções físicas, psíquicas ou sociais. O projeto pedagógico inclui o Seminário de Integração em Saúde, que integra conhecimentos em projetos comunitários. No ano de 2022, os alunos do curso realizaram um vídeo informativo para sensibilizar sobre a importância do hábito de leitura infantil, utilizando recursos audiovisuais para alcançar e engajar a comunidade, promovendo a inclusão e a participação social. Metodologia: O relato descreve a experiência de alunos do curso de Terapia Ocupacional da UFPA, que, sob orientação docente, produziram um vídeo educativo sobre a importância da leitura para crianças, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O projeto envolveu pesquisa, brainstorming, criação de roteiro e filmagem, com tarefas divididas entre os membros da equipe. Resultados e discussão: O vídeo, gravado em diversos locais da universidade, foi editado utilizando o aplicativo de edição de vídeo “CapCut” e finalizado com narração própria e músicas de fundo. O processo contou com acompanhamento e feedback contínuo da docente responsável. Considerações Finais: A execução deste projeto evidenciou a relevância de integrar teoria e prática na formação acadêmica, destacando o papel do terapeuta ocupacional como agente disseminador de conhecimento e promotor de inclusão social.

CAPÍTULO 47 - SEU FILHO TEM O HÁBITO DE LEITURA?: UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL SOB A ÓTICA DA TERAPIA OCUPACIONAL

Doi: 10.58871/conbrasca24.c47.ed05

PALAVRAS CHAVE: Infância; Terapia Ocupacional; Leitura.

KEYWORDS: Childhood; Occupational Therapy; Reading.

ABSTRACT:
Introduction: UFPA' s Occupational Therapy course aims to train professionals to promote health and assistance to individuals with physical, mental or social disorders. The pedagogical project includes the Health Integration Seminar, which integrates knowledge into community projects. In 2022, course students made an informative video to raise awareness about the importance of children' s reading habit, using audiovisual resources to reach and engage the community, promoting inclusion and social participation. Methodology: The report describes the experience of students from the Occupational Therapy course at UFPA, who, under teacher guidance, produced an educational video about the importance of reading for children, using the Project-Based Learning (PBL) methodology. The project involved research, brainstorming, script creation and filming, with tasks divided between team members. Results and discussion: The video, recorded in various locations at the university, was edited using the “CapCut” video editing application and finished with its own narration and background music. The process included continuous monitoring and feedback from the responsible teacher. Final Considerations: The execution of this project highlighted the relevance of integrating theory and practice in academic training, highlighting the role of the occupational therapist as an agent disseminating knowledge and promoting social inclusion.

Autor

  • AMANDA GABRIELY RAMOS DO NASCIMENTO

  • BIANCA DO SOCORRO LIMA DA SILVA E SILVA

  • CAROLINY HELOISY DIAS LIMA

  • GLENDA MIRANDA DA PAIXÃO

  • KAYLANE SANTANA TRINDADE

  • LAÍS DE SOUSA TAVARES

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat