Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 03 - INTERVENÇÕES EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS PSICOLÓGICAS DE ADOLESCENTES: IMPLICAÇÕES AO AMBIENTE ESCOLAR

    Objetivo: Investigar as práticas de intervenção em urgências e emergências psicológicas de adolescentes contextualizando com o ambiente escolar. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, realizada em janeiro de 2025. Realizou-se uma busca no Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), para a busca selecionou-se os descritores: Serviços de Saúde Mental Escolar, Saúde Mental, Intervenção em Crise, Instituições Acadêmicas, Estudantes, associados aos operadores booleanos AND e OR. Aplicou-se os critérios de inclusão: artigos originais, gratuitos, completos na íntegra, publicados nos últimos cinco anos, sem restrição de idiomas. Excluiu-se os que não atendiam aos critérios de elegibilidade, onde categorizou-se os tipos de riscos identificados e as estratégias propostas nos estudos. Realizou-se uma síntese dos achados, identificando os principais achados. Resultados e Discussão: A análise dos estudos evidencia a importância de intervenções integradas nas crises psicológicas de adolescentes no ambiente escolar. Destacam-se a intervenção precoce, suporte contínuo e a colaboração entre escolas, serviços de saúde mental e famílias. A capacitação de profissionais e a ampliação das abordagens terapêuticas são essenciais para um manejo eficaz. Além disso, a criação de redes de apoio e a comunicação entre os diferentes serviços são fundamentais para garantir uma resposta rápida e eficaz às crises, prevenindo consequências como evasão escolar e problemas comportamentais. Considerações Finais: O estudo evidencia a necessidade de intervenções integradas nas urgências e emergências psicológicas de adolescentes no contexto escolar. A parceria entre escolas e serviços de saúde, a intervenção precoce, o apoio psicológico imediato e a capacitação de profissionais são essenciais para prevenir agravamentos e promover o bem-estar. A colaboração com as famílias fortalece o ambiente escolar e minimiza impactos a longo prazo.

CAPÍTULO 03 - INTERVENÇÕES EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS PSICOLÓGICAS DE ADOLESCENTES: IMPLICAÇÕES AO AMBIENTE ESCOLAR

Doi: 10.58871/conaeti.v4.03

PALAVRAS CHAVE: emergências psicológicas; saúde mental; intervenção escolar.

KEYWORDS: psychological emergencies; mental health; school intervention.

ABSTRACT:
Objective: To investigate the practices of intervention in psychological emergencies and crises of adolescents, contextualizing them within the school environment. Methodology: An integrative literature review conducted in January 2025. A search was performed in the Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and the Virtual Health Library (BVS) using descriptors: Mental Health Services in Schools, Mental Health, Crisis Intervention, Academic Institutions, Students, and Boolean operators AND and OR. Inclusion criteria were original, free, full-text articles published in the last five years, with no language restriction. Articles not meeting the eligibility criteria were excluded, and the identified risks and proposed strategies were categorized. A synthesis of the findings was conducted, identifying key insights. Results and Discussion: The analysis of the studies highlights the importance of integrated interventions in adolescents’ psychological crises within the school environment. Early intervention, continuous support, and collaboration between schools, mental health services, and families stand out. Training professionals and expanding therapeutic approaches are essential for effective management. Furthermore, creating support networks and communication between different services are key to ensuring a quick and effective response to crises, preventing long-term consequences such as school dropout and behavioral issues. Final Considerations: The study highlights the need for integrated interventions in psychological emergencies in adolescents within the school context. Collaboration between schools and health services, early intervention, immediate psychological support, and professional training are essential to prevent exacerbation and promote well-being. Collaboration with families strengthens the school environment and minimizes long-term impacts.

Autor

  • AGACILEIA ANDRADE DE SOUZA

  • ANGELICA GILDERLLANY SOUSA SILVA

  • EMMY LAYNE OLIVEIRA MATOS

  • FRANCISCO ANTONIO DA CRUZ DOS SANTOS

  • JOSINEIDE SANTOS CARDOSO

  • JOÃO VITOR BARBOSA SILVA

  • LUCAS PEREIRA DE OLIVEIRA FRANCO

  • LUCIANO LUZ RIBEIRO

  • MARIA GRAZIELA CASTRO ALVES

  • PEDRO HENRIQUE ANDRADE DE VASCONCELOS

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat