Este estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a saúde mental dos professores da educação básica. A pesquisa foi realizada em bases de dados como SciELO, Google Acadêmico e Periódicos da CAPES, com foco em estudos publicados entre 2019 e 2024. Foram analisados artigos, dissertações e teses relacionadas aos temas " saúde mental" , " professores" , " educação básica" , " sofrimento psíquico" , " burnout" e " transtornos mentais" . A revisão revelou que a sobrecarga de trabalho, a violência escolar, a falta de reconhecimento e as condições precárias de infraestrutura são os principais fatores de risco para o sofrimento psicológico dos docentes. Consequências como a síndrome de burnout e o impacto negativo na qualidade do ensino e no desempenho acadêmico dos alunos foram frequentemente observadas. A revisão também apontou a importância de estratégias de enfrentamento, como apoio psicológico contínuo, valorização profissional e melhoria das condições de trabalho. A promoção de ambientes colaborativos e a redução das cargas de trabalho são essenciais para garantir a saúde mental dos professores e, consequentemente, a qualidade da educação.