Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 75 - IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN SEIS SIGMA PARA OTIMIZAÇÃO DA ALTA HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

    Objetivo: relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem durante o acompanhamento da implementação de um projeto de otimização do processo de alta em um hospital de referência, em Santarém-PA. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, realizado durante o acompanhamento do projeto de otimização do processo de alta hospitalar no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Resultados e Discussão: durante o estágio no setor de acolhimento do HRBA, as acadêmicas de enfermagem, sob supervisão, acompanharam a dinâmica da urgência e participaram das ações assistenciais. Também acompanharam reuniões ' pit stop' , integrantes do projeto de melhoria da alta hospitalar. Essas reuniões, inspiradas no Scrum e na metodologia Lean Seis Sigma com roteiro DMAIC, ocorrem diariamente para reduzir o intervalo entre alta médica e saída do paciente, além de melhorar a comunicação entre as equipes. Mesmo em fase inicial, destacaram-se a comunicação eficaz e a integração entre setores. Considerações finais: a análise evidenciou que a alta hospitalar tardia reduz eficiência e aumenta custos assistenciais. Identificar falhas no fluxo e implementar melhorias contínuas são fundamentais para a otimização de leitos e recursos.

CAPÍTULO 75 - IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN SEIS SIGMA PARA OTIMIZAÇÃO DA ALTA HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Doi: 10.58871/conaeti.v4.75

PALAVRAS CHAVE: organização e administração; alta do paciente; otimização de processos.

KEYWORDS: organization and administration; patient discharge; process optimization.

ABSTRACT:
Objective: to report the experience of nursing students during the monitoring of the implementation of a project to optimize the discharge process in a reference hospital in Santarém-PA. Methodology: This is a descriptive experience report, based on the monitoring of the implementation of the project to optimize the hospital discharge process at the Lower Amazon Regional Hospital (HRBA). Results and Discussion: during the internship in the HRBA reception sector, the nursing students, under the supervision of the preceptor, observed the dynamics of the emergency service and participated in care actions. In addition, they participated in the “pit stop” meetings, which are part of a project to improve the hospital discharge process, through observation. These meetings, inspired by Scrum and the Lean Six Sigma methodology with a DMAIC script, occur daily and have the main objective of reducing the time between medical discharge and patient discharge, in addition to improving communication between teams. Although the project was still in its early stages, the importance of effective communication and integrated action between sectors was already highlighted. Final considerations: the analysis demonstrated that late hospital discharge compromises the efficiency of health services and increases healthcare costs. Identifying flow failures and implementing continuous improvement strategies are essential to optimize bed management and resource use.

Autor

  • AMANDA VITÓRIA CORRÊA CARDOSO

  • ANA CAMILLE VIANA FALCÃO BRITO

  • ANALICE FRANÇA LIMA

  • MONICA KARLA VOJTA MIRANDA

  • VANESSA DOS SANTOS BORGES

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat