Objetivo: Retratar as habilidades e competências do monitor no componente curricular Saúde da Criança e do Adolescente, apresentando suas potencialidades e dificuldades. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, que descreve vivências e capacidades adquiridas durante a monitoria da disciplina, a qual foi desenvolvida no período de 2021.2e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), iniciando no mês de abril de 2022 e foi finalizado no mês de setembro de 2022, tendo em vista mudanças no cronograma acadêmico da instituição devido ao tempo de pandemia. Resultados e Discussão: A monitoria exige uma carga horária semanal de 12 horas de serviço, podendo ser divididas da forma que for pertinente aos monitores e discentes. Durante todo percurso da monitoria, houve comunicação direta com os docentes acerca dos conteúdos programáticos, avaliações teórico-práticas, dificuldades percebidas nos discentes acerca de determinado tema, solicitação de formatos de atividades e apoio em aulas complementares. Dentre as atividades elaboradas para os discentes, podem ser citadas: plantões de dúvidas, exercícios com questões abertas e fechadas, construção de quadros (a exemplo do quadro vacinal da criança), materiais em formato de slide com o resumo do conteúdo, indicações de cursos online e jogos através da plataforma Kahoot!. A experiência da monitoria é de suma importância para os discentes, por possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos na área, tendo em vista que, o contexto saúde-doença das crianças detém suas particularidades fisiológico/anatômicas. Considerações Finais: Destaca-se que o Programa de Monitoria para a disciplina citada foi de grande valia acadêmica. Propõem-se novas produções científicas que possam solevar as experiências de monitoria enquanto modalidade importante das ferramentas de aprendizagem de um ensino moderno, dinâmico, interativo, continuado e auto avaliativo.