Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 38 - HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO MONITOR NO COMPONENTE CURRICULAR SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Objetivo: Retratar as habilidades e competências do monitor no componente curricular Saúde da Criança e do Adolescente, apresentando suas potencialidades e dificuldades. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, que descreve vivências e capacidades adquiridas durante a monitoria da disciplina, a qual foi desenvolvida no período de 2021.2e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), iniciando no mês de abril de 2022 e foi finalizado no mês de setembro de 2022, tendo em vista mudanças no cronograma acadêmico da instituição devido ao tempo de pandemia. Resultados e Discussão: A monitoria exige uma carga horária semanal de 12 horas de serviço, podendo ser divididas da forma que for pertinente aos monitores e discentes. Durante todo percurso da monitoria, houve comunicação direta com os docentes acerca dos conteúdos programáticos, avaliações teórico-práticas, dificuldades percebidas nos discentes acerca de determinado tema, solicitação de formatos de atividades e apoio em aulas complementares. Dentre as atividades elaboradas para os discentes, podem ser citadas: plantões de dúvidas, exercícios com questões abertas e fechadas, construção de quadros (a exemplo do quadro vacinal da criança), materiais em formato de slide com o resumo do conteúdo, indicações de cursos online e jogos através da plataforma Kahoot!. A experiência da monitoria é de suma importância para os discentes, por possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos na área, tendo em vista que, o contexto saúde-doença das crianças detém suas particularidades fisiológico/anatômicas. Considerações Finais: Destaca-se que o Programa de Monitoria para a disciplina citada foi de grande valia acadêmica. Propõem-se novas produções científicas que possam solevar as experiências de monitoria enquanto modalidade importante das ferramentas de aprendizagem de um ensino moderno, dinâmico, interativo, continuado e auto avaliativo.

CAPÍTULO 38 - HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO MONITOR NO COMPONENTE CURRICULAR SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Doi: 10.58871/ed.academic.00038.v2

PALAVRAS CHAVE: Monitoria; Universidades; Saúde da Criança; Adolescentes; Enfermagem; Educação em saúde.

KEYWORDS: Monitoring; Universities; Child Health; Teenagers; Nursing; Health education.

ABSTRACT:
Objective: To portray the skills and competences of the monitor in the Child and Adolescent Health curricular component, presenting its strengths and difficulties. Methodology: The present work is an experience report, which describes experiences and skillsacquired during the monitoring of the discipline, which was developed in the period of 2021.2 and at the Federal University of Campina Grande (UFCG), starting in the month of april 2022 and it was finalized in September 2022, in view of changes in the institution' s academic schedule due to the pandemic time. Results and Discussion: Monitoring requires a weekly workload of 12 hours of service, which can be divided in any way that is relevant to monitors and students. During the entire course of the monitoring, there was direct communication with the professors about the syllabus, theoretical-practical assessments, perceived difficulties in the students regarding a certain topic, request for formats of activities and support in complementary classes. Among the activities designed for the students, the following can be mentioned: doubt sessions, exercises with open and closed questions, construction of charts (such as the child' s vaccination chart), materials in slide format with the summary of content, indications of courses online and games through the Kahoot! platform. The monitoring experience is of paramount importance for the students, as it allows them to deepen their knowledge in the area, considering that the health-disease context of children has its physiological/anatomical particularities. Final Considerations: It is noteworthy that the Monitoring Program for the aforementioned discipline was of great academic value. New scientific productions are proposed that can elevate the monitoring experiences as important modality of learning tools of a modern, dynamic, interactive, continuous and self-evaluative teaching.

Autor

  • DANIELLE LIMA ARAÚJO

  • FRANCISCO PAULO DE ANDRADE ALVES

  • JANK LANDY SIMÔA ALMEIDA

  • JULIANA ANDREIA FERNANDES NORONHA

  • LUZIBÊNIA LEAL DE OLIVEIRA

  • MARIA LUANA PEIXOTO BATISTA

  • SILVANA RODRIGUES DA SILVA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat