Objetivo: Descrever as contribuições da aplicação de casos clínicos no que tange a consolidação do estudo teórico-prático na disciplina de semiologia pediátrica do curso de medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Metodologia: O presente estudo caracteriza-se por um relato de experiência realizado por um grupo de discentes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Resultados e discussão: As diretrizes educacionais hodiernas privilegiam a formação médica fundamentada em metodologias ativas, haja vista que essa dinâmica se mostra mais eficaz no que diz respeito à fixação e à imersão do conteúdo. Por conseguinte, tais metodologias aproximam o estudo teórico da realidade prática, o que é de grande valia para a constituição de um profissional capacitado. Nesse sentido, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba emprega o ensino ativo e o presente relato expõe a experiência dos seus discentes na dinâmica proposta no módulo de Pediatria ministrado aos alunos do 4º período do curso de Medicina, a qual proporcionou, por meio da coleta de casos clínicos reais no campo de prática, o contato com os pacientes, o hospital e os profissionais da saúde, bem como estimulou o estudo aprofundado e o compartilhamento de conhecimento acerca do tema dos casos por intermédio das apresentações realizadas posteriormente em sala. Considerações finais: a aplicação de casos clínicos, dentro dos moldes propostos na dinâmica empregada no módulo de semiologia pediátrica, mostrou-se uma excelente ferramenta facilitadora do processo de consolidação do aprendizado.