Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 43 - APLICAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS NA CONSOLIDAÇÃO DO ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO DA SEMIOLOGIA PEDIÁTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE MEDICINA

    Objetivo: Descrever as contribuições da aplicação de casos clínicos no que tange a consolidação do estudo teórico-prático na disciplina de semiologia pediátrica do curso de medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Metodologia: O presente estudo caracteriza-se por um relato de experiência realizado por um grupo de discentes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Resultados e discussão: As diretrizes educacionais hodiernas privilegiam a formação médica fundamentada em metodologias ativas, haja vista que essa dinâmica se mostra mais eficaz no que diz respeito à fixação e à imersão do conteúdo. Por conseguinte, tais metodologias aproximam o estudo teórico da realidade prática, o que é de grande valia para a constituição de um profissional capacitado. Nesse sentido, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba emprega o ensino ativo e o presente relato expõe a experiência dos seus discentes na dinâmica proposta no módulo de Pediatria ministrado aos alunos do 4º período do curso de Medicina, a qual proporcionou, por meio da coleta de casos clínicos reais no campo de prática, o contato com os pacientes, o hospital e os profissionais da saúde, bem como estimulou o estudo aprofundado e o compartilhamento de conhecimento acerca do tema dos casos por intermédio das apresentações realizadas posteriormente em sala. Considerações finais: a aplicação de casos clínicos, dentro dos moldes propostos na dinâmica empregada no módulo de semiologia pediátrica, mostrou-se uma excelente ferramenta facilitadora do processo de consolidação do aprendizado.

CAPÍTULO 43 - APLICAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS NA CONSOLIDAÇÃO DO ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO DA SEMIOLOGIA PEDIÁTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE MEDICINA

Doi: 10.58871/ed.academic.00043.v2

PALAVRAS CHAVE: Casos clínicos; Pediatria; Educação médica.

KEYWORDS: Clinical cases; Pediatrics; Medical education.

ABSTRACT:
Objective: to describe the contributions of the application of clinical cases regarding the consolidation of the theoretical-practical study in the pediatric semiology discipline of the medicine course at the Federal University of Delta do Parnaíba. Methodology: the present study is characterized by an experience report carried out by a group of students from the Federal University of Delta do Parnaíba. Results and discussion: Today' s educational guidelines recommend medical training based on active methodologies, given that this dynamic is more effective in terms of content fixation and immersion. Therefore, such methodologies bring the theoretical study closer to the practical reality, which is of great value for the constitution of a qualified professional. In this sense, the Universidade Federal do Delta do Parnaíba employs active teaching and the present report exposes the experience of its students in the dynamics proposed in the Pediatrics module taught to students of the 4th period of the Medicine course, which provided, through the search of real clinical cases in the field of practice, the contact with patients, the hospital and health professionals, as well as stimulated the in-depth study and the sharing of knowledge about the subject of the cases through the presentations made later in the room. Final considerations: The application of clinical cases as proposed in the pediatric semiology module proved to be an excellent tool to facilitate the learning consolidation process.

Autor

  • ANTONIO JAKEULMO NUNES

  • ESTER ALMEIDA DE SOUSA

  • LAISE CAJUBA ALMEIDA BRITTO

  • MANOELE MARIA ARAUJO DE SOUSA

  • MARIA LAURA MENDES DOS SANTOS LEAL

  • MONICA SILVA RIBEIRO

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat