Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 02 - USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO CUIDADO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DIABETES MELLITUS

    Objetivo: Identificar evidências disponíveis na literatura brasileira sobre quais estratégias educativas favorecem o cuidado a crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus Metodologia: Revisão integrativa de literatura, que pretende responder a seguinte questão norteadora: Quais as tecnologias educacionais que favorecem no cuidado de crianças portadoras de Diabetes Mellitus? Os critérios de inclusão foram: todos os artigos científicos disponíveis gratuitamente nas bases de dados, artigos originais e revisões de literatura disponíveis na íntegra, que abordaram a temática, nos idiomas português, inglês e espanhol, sem limite de tempo e, que correspondiam ao objetivo do estudo. Esta coleta foi realizada nos meses de setembro a novembro de 2022. Resultados/Discussão: encontraram-se 11 publicações. A análise ocorreu mediante leitura interpretativa. As estratégias educativas utilizadas no processo de educação em saúde para DM foram múltiplas. Destacando-se os jogos, brinquedos e atividades lúdicas, intervenções educativas, aplicativos, cartilhas e folhetos. Considerações Finais: O uso da tecnologia educacional no cuidado de crianças portadoras da DM possibilita a estimulação do autocuidado, da construção da autonomia e da prevenção de complicações advindas da doença.

CAPÍTULO 02 - USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO CUIDADO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DIABETES MELLITUS

Doi: 10.58871/ed.academic.0002.v1

PALAVRAS CHAVE: Criança; Educação; Diabetes; Enfermagem.

KEYWORDS: Child; Education; Diabetes; Nursing

ABSTRACT:
Objective: To identify evidence available in the Brazilian literature on which educational strategies favor the care of children and adolescents with Diabetes Mellitus Methodology: Integrative literature review, which intends to answer the following guiding question: What are the educational technologies that favor the care of children with Diabetes Melito? Inclusion criteria were: all scientific articles freely available in the databases, original articles and literature review available in full, which addressed the theme, in Portuguese, English and Spanish, with no time limit and, which would correspond to the objective do study. This collection was carried out from September to November 2022. Results/Discussion: 11 publications were found. The analysis took place through interpretive reading. The educational strategies used in the health education process for DM were multiple. Highlighting games, toys and recreational activities, educational instructions, applications, booklets and leaflets. Final Considerations: The use of educational technology in the care of children with DM enables the stimulation of self-care, the construction of autonomy and the prevention of complications arising from the disease.

Autor

  • ANA LÍVIA COSTA SOARES

  • DANIZE SOUSA BRITO

  • JORDANA MARIA CAMPOS BRITO

  • JULIANA SENA DO AMARAL

  • LAIS CASTELO BRANCO DA SILVA

  • LARISSA DOS SANTOS MAGALHÃES PINTO

  • LARISSA GABRIELLE DIAS VIEIRA

  • MARLEIDE DA ROCHA MARTINS

  • VICTÓRIA PRISCILA BARBOSA RODRIGUES DA SILVEIRA

  • VITORIA REGIA ARAUJO DE SOUSA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat