Objetivo: Apresentar uma reflexão sobre os principais aspectos e desafios envolvidos na comunicação em Libras no atendimento de urgência e emergência. Metodologia: Trata-se de um estudo reflexivo acerca do uso da Língua Brasileira de Sinais no atendimento de urgência e emergência realizado a partir de um levantamento bibliográfico dos últimos 10 anos nas bases de dados Medline e Lilacs, por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Língua Brasileira de Sinais”, “Urgência” e “Emergência”. Foram excluídos os estudos duplicados, debates, resenhas, editoriais, resumos ou artigos publicados em anais de eventos, estudos reflexivos e artigos de opinião. Resultados e Discussão: A comunicação é uma ferramenta essencial para um bom atendimento aos clientes, sobretudo na urgência e emergência dado que necessita de uma ação rápida e, muitas vezes, decisiva para a saúde do paciente. Contudo, o baixo número de profissionais que são habilitados para a comunicação em Libras, compromete o estabelecimento dessa comunicação tão necessária. Assim, muitos pacientes que necessitam ser atendidos, acabam sendo prejudicados. Considerações finais: Por meio desse estudo pode-se perceber que existe um déficit no que diz respeito ao atendimento aos Surdos na urgência e emergência, deixando uma parcela da sociedade de lado. O estudo mostrou que o desconhecimento da língua causa prejuízos para essa população e que uma comunicação eficiente é importante para evitar erros que podem ser fatais. Desse modo, faz-se necessário continuar explorando essa temática, visto que para que o cuidado seja realizado de maneira plena e integral é imprescindível que se tenha em primeiro lugar uma comunicação satisfatória.