Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 08 - APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTO E CRIAÇÃO: O IMPACTO DA ERUDIÇÃO NA PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

    O objetivo do presente estudo é explorar os impactos da erudição na prevenção de atrasos no desenvolvimento infantil. Constituiu-se uma revisão integrativa da literatura realizada por intermédio da análise de artigos científicos indexados nas principais bases de dados e bibliotecas virtuais: Scielo, BVS, ScienceDirect e Scholar Google. A primeira infância é a fase de crescimento em que mais é possível verificar os marcos de desenvolvimento infantil, tendo a família um papel de suma importância no reconhecimento dessas etapas e da observação de comportamentos que fujam do padrão esperado. A apropriação do conhecimento colabora para que os pais possuam recursos intelectuais para promover atividades que estimulem cognitivamente a criança e reconhecer com mais assertividade traços que indiquem deficiências no processo do desenvolvimento infantil, permitindo a sua prevenção. A literatura traz, por análises epidemiológicas regionais, o nível de escolaridade dos pais/responsáveis e a sua repercussão - de natureza direta e proporcional - no Índice de Desenvolvimento Infantil de uma região. Atualmente a aquisição do conhecimento ficou mais facilitada, dada a disponibilidade de informações através das plataformas de comunicação da internet. Outrossim, a realização de atividades relacionadas à educação em saúde, que são praticadas principalmente nas USF, colaboram, por intermédio de potencial técnico e de recursos humanos, nas práticas educativas com enfoque nos cuidados psicossociais direcionados às crianças. Além disso, as rodas de conversa, atividades em grupo, e o oferecimento de vídeos educativos de fácil compreensão e acesso podem ser importantes nas intervenções familiares, a fim de promover a erudição entre os pais/responsáveis. Por fim, é de suma importância a realização de novas pesquisas em torno do tema para que seja promovida a ideia da influência da erudição na prevenção de deficiências no desenvolvimento infantil.

CAPÍTULO 08 - APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTO E CRIAÇÃO: O IMPACTO DA ERUDIÇÃO NA PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Doi: 10.58871/ed.academic.0008.v1

PALAVRAS CHAVE: Desenvolvimento infantil; Acesso à informação; Poder familiar.

KEYWORDS: Child development; Access to information; Family power.

ABSTRACT:
The aim of the present study is to explore the impacts of erudition on the prevention of delays in child development. An integrative literature review was carried out through the analysis of scientific articles indexed in the main databases and virtual libraries: Scielo, BVS, ScienceDirect and Google Scholar. Early childhood is the growth phase in which it is most possible to verify the milestones of child development, with the family having a very important role in recognizing these stages and observing behaviors that deviate from the expected pattern. The appropriation of knowledge helps parents to have the intellectual resources to promote activities that cognitively stimulate the child and more assertively recognize traits that indicate deficiencies in the child development process, allowing their prevention. The literature brings, through regional epidemiological analyses, the level of education of parents/guardians and its repercussion - of a direct and proportional nature - on the Child Development Index of a region. Currently, the acquisition of knowledge has become easier, given the availability of information through internet communication platforms. Furthermore, carrying out activities related to health education, which are practiced mainly at the USF, collaborate, through technical potential and human resources, in educational practices with a focus on psychosocial care for children. In addition, conversation circles, group activities, and offering educational videos that are easy to understand and access can be important in family interventions, in order to promote erudition among parents/guardians. Finally, it is extremely important to carry out new research on the subject so that the idea of the influence of erudition in the prevention of deficiencies in child development is promoted.

Autor

  • ANA CARLA SOUZA DA SILVA

  • ANA PAULA PEREIRA DOS SANTOS

  • GABRIEL HEIDI KOBAYASHI

  • LARISSA SANTOS MACHADO

  • LUCIANA CARVALHO DOS SANTOS

  • LÍVIA CARVALHO DA SILVA

  • RAFAELA OLIVEIRA SANTANA PINHEIRO

  • RENAN ARAÚJO DOS SANTOS

  • STEPHANY ANISIA TELES DE MIRANDA VITORIA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat