O objetivo do presente estudo é explorar os impactos da erudição na prevenção de atrasos no desenvolvimento infantil. Constituiu-se uma revisão integrativa da literatura realizada por intermédio da análise de artigos científicos indexados nas principais bases de dados e bibliotecas virtuais: Scielo, BVS, ScienceDirect e Scholar Google. A primeira infância é a fase de crescimento em que mais é possível verificar os marcos de desenvolvimento infantil, tendo a família um papel de suma importância no reconhecimento dessas etapas e da observação de comportamentos que fujam do padrão esperado. A apropriação do conhecimento colabora para que os pais possuam recursos intelectuais para promover atividades que estimulem cognitivamente a criança e reconhecer com mais assertividade traços que indiquem deficiências no processo do desenvolvimento infantil, permitindo a sua prevenção. A literatura traz, por análises epidemiológicas regionais, o nível de escolaridade dos pais/responsáveis e a sua repercussão - de natureza direta e proporcional - no Índice de Desenvolvimento Infantil de uma região. Atualmente a aquisição do conhecimento ficou mais facilitada, dada a disponibilidade de informações através das plataformas de comunicação da internet. Outrossim, a realização de atividades relacionadas à educação em saúde, que são praticadas principalmente nas USF, colaboram, por intermédio de potencial técnico e de recursos humanos, nas práticas educativas com enfoque nos cuidados psicossociais direcionados às crianças. Além disso, as rodas de conversa, atividades em grupo, e o oferecimento de vídeos educativos de fácil compreensão e acesso podem ser importantes nas intervenções familiares, a fim de promover a erudição entre os pais/responsáveis. Por fim, é de suma importância a realização de novas pesquisas em torno do tema para que seja promovida a ideia da influência da erudição na prevenção de deficiências no desenvolvimento infantil.