Objetivo: relatar experiências de educação em saúde mental com 03 turmas de ensino fundamental I e II, proporcionadas por discentes do curso de Enfermagem. Metodologia: as atividades ocorreram na Escola Municipal Profª Celina Guimarães Viana, tendo como tema central a saúde mental. A Educação em Saúde ocorreu em três oportunidades, sendo o primeiro encontro com duas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental II, o segundo com duas turmas do quinto ano do Ensino Fundamental I e o terceiro com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental II. As discussões abordaram os tópicos: conceituação de saúde mental, ansiedade (com exemplificação de técnicas para sua melhora), depressão, diferença entre depressão e tristeza, automutilação, além de explanar e referenciar quais os profissionais que oferecem assistência nestas situações. Resultados e Discussão: durante o desenvolvimento das Rodas de Conversas, o grupo responsável utilizou de diversas metodologias interativas (slides, figuras, imagens, dinâmicas, vídeos e perguntas) para que a abordagem fosse feita de forma clara, leve e interativa. Levando em consideração a densidade dos sub tópicos explanados, cada dia de atividades foi adaptado para as idades das turmas participantes. Houve participação e interação entre os envolvidos em todos os dias, porém com especificidades decorrentes da maturidade dos alunos e dos espaços utilizados para as Rodas de Conversas. Considerações Finais: as ações promovidas possibilitaram verificar como a saúde mental ainda é mal compreendida pelos adolescentes, corroborando com o tabu que perpassa a temática junto a desinformação. A Universidade enquanto extensão de ensino com responsabilidade comunitária tem esse dever de promover atividades de educação em saúde a partir da captação da realidade e da compreensão das especificidades do território.