Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas por acadêmicas de enfermagem frente uma atividade extensionista curricular em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos localizada em Belém do Pará. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, baseado em relato de experiência. Ocorreu uma atividade com 26 idosos a partir de 60 anos de idade, de ambos sexos, por meio de jogos interativos com o intuito de incentivar o raciocínio, concentração, memórias cognitivas, e o convívio social, e também roda de conversa para analisar o perfil comportamental e psicoemocional dos idosos. Resultados e Discussão: Atividades de interação social, que os fazem sair da rotina, demoram a ocorrer na instituição; a única atividade de lazer e interação social que eles possuíam, era assistir televisão; estavam insatisfeitos com a estrutura do local, pois não possuíam privacidade visto que compartilhavam os quartos com outras pessoas e as camas não eram apropriadas, ocasionando desconforto e dores; sentimento de abandono estava presente na maioria dos relatos, pois segundo as experiências compartilhadas, com o decorrer do tempo as visitas dos familiares tornaram-se escassas e raras; não possuíam acesso livre e/ou facilitado para se comunicar com os familiares; durante a pandemia do COVID-19 a instituição não promoveu outras formas de comunicação; além disso se sentiam distantes de suas religiões, tanto pela ausência da representação de um líder religioso de sua respectiva crença, bem como também das liturgias pertencentes às mesmas. Considerações Finais. Há de se considerar que a saúde do idoso é composta por elementos físicos e psicológicos que preservam a capacidade funcional global. Logo o envelhecimento é um processo fisiológico e irreversível que requer um olhar mais atencioso por parte dos profissionais que prestam cuidados à pessoa idosa.