Introdução: A pandemia da COVID-19 e o crescente número de casos impactaram em todas as áreas de todo o mundo. Inclusive, na educação o que ocasionou diversas mudanças na nova forma de ensino remoto nesse contexto. Analisando esse cenário, a saúde mental de estudantes universitários também ficou vulnerável dificultando assim o desempenho de aprendizagem. Objetivo: por objetivo geral identificar os reflexos psicossociais na educação e saúde mental de jovens ingressos no Ensino Superior, no período de pandemia da COVID-19. Contudo, analisar esses impactos na educação e como a saúde mental dos estudantes universitários foi influenciada nesse contexto. Metodologia: Para tanto foi realizada uma revisão integrativa da literatura, onde foram selecionados os artigos publicados em português entre os anos de 2020 a 2022 nas bases de dados do CAPES e SciELO, contemplando as seguintes combinações dentre os respectivos descritores e e marcadores: (1) “pandemia da COVID-19” AND (2)“educação” AND (3) “Saúde mental de estudantes universitários”. Resultados: Salientando a influência negativa nos fatores psicológicos desses estudantes e para a nova forma de levar ensino para futuros profissionais que passariam a não ter mais o contato com a experiência acadêmica e a evolução desse cenário. Conclusão: Com isso, foram obtidos resultados através de autores, onde houve semelhança nas temáticas buscadas que enfatizaram os impactos no âmbito educacional e consequentemente na saúde mental dos estudantes universitários que com isso sofreram resultados negativos relacionados ao novo contexto de aprendizagem.