Objetivo: Revisar a literatura sobre educação em saúde para mulheres e relatar a experiência de construção de atividade socioeducativa no contexto de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), a fim de construir conhecimento acadêmico e promoção em saúde. Metodologia: Foi realizado estudo descritivo, do tipo “Relato de Experiência”, com base em registros de atividades, feitos em instrumento técnico denominado “Diário de Campo”, a partir de vivências das autoras em Estágio Multiprofissional, assim como foi feita breve apreciação de bibliografia, com busca realizada na base de dados eletrônica online SciELO, no acervo de Publicações de Brochuras do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Resultados e Discussão: Observou-se que a educação em saúde, particularmente para mulheres, é um método promissor ao enfrentamento das adversidades que estas perpassam, considerando que as atividades desenvolvidas no local, mostraram-se produtivas, gerando discussões e produção de conhecimento acerca da temática. Considerações Finais: Conclui-se através da vivência e da apreciação de literatura que a educação em saúde para mulheres contribui significativamente para a promoção da saúde dessas, bem como corrobora com mudanças na ESF.