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  • CAPÍTULO 32 - CONDUTAS NA ANAFILAXIA PEDIÁTRICA EM SERVIÇOS DE SAÚDE DE EMERGÊNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA

    A anafilaxia pediátrica é definida como uma reação que envolve múltiplos sistemas, tem início agudo e iminentemente fatal, podem estar presentes os seguintes sinais e sintomas: urticária, angioedema, diminuição da capacidade respiratória e gastrintestinal e/ou hipotensão arterial. Objetivo: Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de estudos sobre manejo da anafilaxia pediátrica em serviços de saúde de emergência. Metodologia: Trata-se de Revisão Integrativa da Literatura, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Foi feita busca bibliográfica nas bases de dados PubMed e Lilacs indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde. Utilizou-se como critérios para a inclusão dos estudos: disponíveis gratuitamente na íntegra, idiomas português, inglês e espanhol, período de tempo de dez anos, devido à escassez de pesquisas na temática estudada. Foram excluídas as revisões de literatura, estudos sobre anafilaxia pediátrica em serviços de saúde fora das unidades de emergência e os repetidos nas bases de dados utilizadas. Dos 47 estudos selecionados, 39 foram descartados, totalizou-se amostra de quatro artigos, dos quais os dados foram categorizados e discutidos. Resultados e Discussão: A revisão integrativa possibilitou analisar a produção cientifica sobre manejo da anafilaxia pediátrica em serviços de saúde de emergência, bem como, identificar as fragilidades no atendimento as crianças que apresentam anafilaxia e são levadas a emergência. Notou-se nos estudos que os pediatras recém egressos da residência ou com menos de 5 anos de experiência tiveram melhor desempenho, o que evidencia a necessidade de realização de educação continuada nos serviços para preencher a lacuna na assistência a esses pacientes e evitar um desfecho desfavorável. Além disso, nos estudos analisados não utilizaram um questionário padronizado e validado universalmente para avaliar os pediatras, apenas itens isolados, alguns de maneira superficial e outros mais detalhados, o que pode levar a um viés na análise dos dados encontrados pelos pesquisadores devido à falta de rigor na coleta e análise das informações encontradas nos questionários aplicados nesses estudos. Considerações Finais: É fundamental a construção e validação de um instrumento de avaliação sobre o conhecimento dos pediatras no manejo da anafilaxia, para melhor análise das condutas adotadas por esses profissionais e após essa etapa, é essencial que novos estudos sejam desenvolvidos nessa área para avaliar o manejo dos pediatras nos casos de anafilaxia em serviço de emergência.

CAPÍTULO 32 - CONDUTAS NA ANAFILAXIA PEDIÁTRICA EM SERVIÇOS DE SAÚDE DE EMERGÊNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA

Doi: 10.58871/ed.academic21062023.32

PALAVRAS CHAVE: Anafilaxia; Pediatria; Serviço Hospitalar de Emergência.

KEYWORDS: Anaphylaxis; Pediatrics; Emergency Service, Hospital.

ABSTRACT:
Pediatric anaphylaxis is defined as a reaction involving multiple systems, with an acute and imminently fatal onset, the following signs and symptoms may be present: urticaria, angioedema, decreased respiratory and gastrointestinal capacity and/or arterial hypotension. Objective: Therefore, the present work aims to analyze the production of studies on the management of pediatric anaphylaxis in emergency health services. Methodology: This is an Integrative Literature Review, with a descriptive character and a qualitative approach. A bibliographic search was carried out in the PubMed and Lilacs databases indexed in the Virtual Health Library. The following criteria were used for the inclusion of studies: freely available in full, in Portuguese, English and Spanish, period of ten years, due to the scarcity of research on the subject studied. Literature reviews, studies on pediatric anaphylaxis in health services outside emergency units and those repeated in the databases used were excluded. Of the 47 selected studies, 39 were discarded, resulting in a total sample of four articles, from which the data were categorized and discussed. Results and Discussion: The integrative review made it possible to analyze the scientific production on the management of pediatric anaphylaxis in emergency health services, as well as to identify weaknesses in the care of children who have anaphylaxis and are taken to the emergency room. It was noted in the studies that pediatricians who had just graduated from the residency or had less than 5 years of experience performed better, which highlights the need for continuing education in services to fill the gap in care for these patients and avoid an unfavorable outcome. In addition, the studies analyzed did not use a standardized and universally validated questionnaire to assess pediatricians, only isolated items, some superficially and others more detailed, which can lead to a bias in the analysis of the data found by the researchers due to the lack of rigor in the collection and analysis of information found in the questionnaires applied in these studies. Final Considerations: It is essential to build and validate an instrument to assess the knowledge of pediatricians in the management of anaphylaxis, for a better analysis of the behaviors adopted by these professionals management of pediatricians in cases of anaphylaxis in an emergency department.

Autor

  • BRUNO NUNES OLIVEIRA ROCHA DA SILVA

  • CAMILLA LEAL DE SOUZA CAJUI

  • GÉSSICA GONÇALVES QUEIROZ

  • IVANA QUEIROZ BASTOS DOS SANTOS

  • JOSÉ SÉRGIO VIDAL QUEIROZ

  • LARISSA SERAFIM ARAUJO

  • MARKS PASSOS SANTOS

  • SAMUEL OLIVEIRA GONÇALVES

  • VITÓRIA OLIVEIRA RIOS

  • WELLINGTON SOUSA MANZALLI

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