Objetivo: Relatar a experiência da aplicação da Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC) junto a um grupo de práticas corporais. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Optou-se pelo referencial teórico-metodológico da TIPESC, que é composto por cinco etapas: captação da realidade objetiva; interpretação da realidade objetiva; plano de intervenções; intervenções; reinterpretação da realidade. Desse modo, as ações foram desenvolvidas em campo, com aproximadamente 30 integrantes, com idade entre 50 e 77 anos. Ao todo, foram realizados cinco encontros, os quais trabalharam as seguintes ações: observação do grupo, aplicação de checklist para captação da realidade, abordagem às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), ênfase direcionada à alimentação saudável da pessoa idosa e, por fim, construir a autonomia do grupo através de planejamento e metas a serem compridas. Resultados e Discussão: Desenvolver educação em saúde por meio da TIPESC, proporcionou construir vínculo com o grupo, diante das constantes observações e busca por informações para compreender a história dos participantes e de seus componentes. A limitação do estudo, estava relacionada ao período reduzido para efetivar o vínculo e estar com os idosos por um tempo prolongado para desenvolver mais intervenções, devido a diversidade de faixas etárias, porém por se tratar de um grupo comprometido foi possível aplicar as intervenções planejadas. Considerações Finais: Utilizar o referencial teórico, possibilitou identificar as possíveis lacunas e dificuldades dos membros do grupo, durante a aplicação das intervenções que permeiam a teoria, o que evidencia a necessidade da continuidade de ações de promoção à saúde e controle das doenças crônicas, por meio das atividades em grupos com os idosos. Além disso, tais intervenções contribuíram para a formação acadêmica, estimulando os estudantes sobre a importância de utilizar a TIPESC e sua aplicabilidade para sistematizar o cuidado de Enfermagem.