Introdução: O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma condição de saúde mental prevalente que pode afetar significativamente o bem-estar e o funcionamento dos indivíduos, inclusive em crianças. O TAG na atenção primária é essencial devido ao grande número de pacientes que procuram cuidados de saúde nesses ambientes e às consequências potencialmente a longo prazo de um TAG não tratado. Objetivo: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre o TAG em crianças na atenção primária, buscando compreender a prevalência do TAG nesse contexto, suas principais características em crianças e os métodos de identificação e tratamento utilizados pelos profissionais de saúde. Metodologia: A metodologia consistiu em uma revisão de literatura com pesquisa em bases de dados acadêmicos utilizando palavras-chave relacionadas ao tema. Foram incluídos, para ánalise integrativa, estudos publicados nos últimos 20 anos, como artigos originais, revisões sistemáticas e meta-análises. Resultados e discussão: Os resultados revelaram que o TAG generalizado está associado a um maior risco de desenvolvimento de outros transtornos psiquiátricos ao longo do tempo em crianças. Além disso, houve uma alta prevalência de transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes em diferentes regiões. Conclusão: Concluiu-se a importância da identificação precoce e do tratamento adequado do TAG em crianças para prevenir complicações mais graves no futuro, visto que os profissionais de saúde da atenção primária desempenham um papel crucial na identificação e tratamento do TAG, usando ferramentas de triagem padronizadas. A colaboração entre esses profissionais e especialistas em saúde mental é essencial para uma abordagem holística no manejo do TAG em crianças.