Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) envolvem abordagens que estimulam a promoção e recuperação da saúde, e tem ênfase na Atenção Primária à Saúde, além de que a formação profissional é essencial para a garantia dessa prática do cuidado. Objetivo: Analisar a formação dos profissionais de saúde para Práticas Integrativas e Complementares na graduação. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa, realizada em agosto de 2023. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF. Foram utilizados os " Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Capacitação Profissional” e “Práticas Integrativas e Complementares”. Dessa forma, foram encontrados 39 artigos, que após a aplicação dos critérios de inclusão ao qual foram elencados artigos em português e inglês, disponíveis na íntegra, bem como artigos do período de 2018- 2023 e que respondessem ao objetivo do estudo. Os critérios de exclusão foram artigos de revisões da literatura, além de artigos que não estivessem de acordo com o objetivo do estudo. Foram selecionados 7 artigos para compor o estudo. Resultados e Discussão: A aplicação das PICS por profissionais da saúde requer um embasamento científico adequado, tendo em vista a importância dessa terapêutica para a promoção da saúde. Dessa forma, é notório um maior número de disciplinas opcionais e de conteúdos informativos, ao qual torna-se insuficiente para promover uma inserção integrada destas práticas. Sendo evidente os déficits existentes nas universidades quanto ao ensino desta área, sendo um fator limitante para a utilização no trabalho, pois devido à falta de contato durante a formação não se sentem seguros para aconselhar os pacientes quanto ao seu uso. Considerações Finais: Desse modo, é importante a integração do ensino das PICS na formação acadêmica, porquanto com o conhecimento adequado os profissionais se qualificam e conseguem fazer a diferença no cuidado atuando na prevenção e promoção da saúde.