Objetivo: proporcionar educação continuada para profissionais da enfermagem sobre a ética profissional voltada a identificar casos de negligência, imperícia e imprudência durante seu exercício profissional. Métodos: estudo descritivo do tipo relato empírico de abordagem qualitativa, baseado no método de problematização de Arco proposto por Charles Maguerez, que são divididas em cinco etapas: (1) observação realista; (2) investigação chave; (3) teorização; (4) resolver a hipótese; (5) devolver a aplicação à realidade. Resultados: a ação de educação continuada realizada pelas acadêmicas de enfermagem teve a intenção de levar atualização do conhecimento aos profissionais de saúde sobre a ética profissional, no qual o público recebeu as devidas orientações sobre como identificar casos de negligência, imperícia e imprudência durante seu exercício profissional. Durante a ação foi possível perceber que a maioria dos profissionais presentes se mostraram inicialmente confusos com a definição de negligência, imperícia e imprudência. Conclusão: este estudo tem um papel fundamental, estimular a metodologia ativa nas instituições de ensinos, nos aperfeiçoamentos e capacitações dos profissionais de enfermagem. Assim, estimular a prática avançada em enfermagem, para melhoria na assistência aos pacientes e nas relações multiprofissionais.