Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem, de uma universidade pública, na organização e realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas por uma liga acadêmica de saúde mental, como estratégia de fomentar o conhecimento sobre o campo da atenção psicossocial. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, realizado por membros de um liga de saúde mental, durante o período de fevereiro e março de 2022. Em 2022, a liga acadêmica organizou seis atividades de ensino, incluindo capacitações e oficinas. Isso impulsionou a aprendizagem prática dos estudantes de graduação em saúde mental, fortalecendo vínculos e habilidades, promovendo a produção científica e o engajamento comunitário para melhorar o cuidado em saúde. Resultados: A LASAM facilitou a aprendizagem prática dos estudantes de graduação em saúde mental, estreitou vínculos e promoveu o conhecimento sobre atenção à saúde mental. Também desenvolveu habilidades como pesquisa, organização de eventos e envolvimento comunitário, capacitando profissionais com uma visão abrangente do cuidado em saúde. Conclusão: As contribuições deste relato enfatizam a relevância do ensino superior e das ligas acadêmicas na promoção da tríade ensino-pesquisa-extensão em saúde mental. Isso se reflete em benefícios tanto para os estudantes quanto para a comunidade envolvida.