Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 24 - PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

    Objetivo: Objetivou-se neste estudo observar as percepções dos alunos do curso de Odontologia da Faculdade Santa Maria acerca do ensino remoto, bem como avaliar quais as dificuldades encontradas por estes para o aprendizado com esta forma de didática. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional e transversal, realizado com graduandos do 3º ao 10º período do curso de Odontologia. Foi enviado um formulário estruturado via Google Forms, autoaplicável, composto por 20 questões objetivas e realizado análise estatística descritiva e percentual dos dados. Resultados e discussão: Dentre os resultados obtidos, foi possível observar que a população era predominante do sexo feminino, com média de idade de 23 anos e que 24,7% destes haviam tido a COVID-19. Ainda, 82,4% afirmaram que sua rotina de estudos mudou significativamente desde o início da pandemia e apenas 3,5% estavam satisfeitos com a aprendizagem no formato remoto. Quanto as dificuldades impostas a tal modalidade, prevaleceu a quantidade de conteúdo ministrado por aula, a metodologia do ensino proposta e o tempo das aulas online. Ainda, 2,4% não possuía infraestrutura física e tecnológica para acompanhamento das aulas. Considerações finais: A rotina estudantil dos acadêmicos deste estudo mudou consideravelmente após aparição do vírus da COVID-19, onde estes tiveram que se adaptar a modalidade de ensino remoto. Devido à necessidade emergencial de alteração do formato de ensino, sem estruturação prévia para tal, somado ao caráter eminentemente prático do curso de Odontologia, justifica-se a insatisfação destes acadêmicos com o nível de aprendizagem no ensino remoto.

CAPÍTULO 24 - PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Doi: 10.58871/ed.academic18092023.24.v3

PALAVRAS CHAVE: Educação a distância; COVID-19; Odontologia.

KEYWORDS: Distance education; COVID-19; Dentistry.

ABSTRACT:
Objective: The objective of this study was to observe the perceptions of students on the Dentistry course at Faculdade Santa Maria regarding remote teaching, as well as to evaluate the difficulties they encountered in learning with this form of teaching. Methodology: This is an observational and cross-sectional study, carried out with undergraduate students from the 3rd to the 10th period of the Dentistry course. A structured form was sent via Google Forms, self-administered, consisting of 20 objective questions and descriptive and percentage statistical analysis of the data was carried out. Results and discussion: Among the results obtained, it was possible to observe that the population was predominantly female, with an average age of 23 years old and that 24.7% of them had had COVID-19. Furthermore, 82.4% stated that their study routine had changed significantly since the beginning of the pandemic and only 3.5% were satisfied with learning in a remote format. Regarding the difficulties imposed on this modality, the amount of content taught per class, the proposed teaching methodology and the time of online classes prevailed. Furthermore, 2.4% did not have physical and technological infrastructure to follow classes. Final considerations: The student routine of the students in this study changed considerably after the appearance of the COVID-19 virus, where they had to adapt to remote teaching. Due to the emergency need to change the teaching format, without prior structuring for this, added to the eminently practical nature of the Dentistry course, these students' dissatisfaction with the level of learning in remote teaching is justified.

Autor

  • ANA KARINA ALMEIDA ROLIM

  • CLARISSA LOPES DRUMOND

  • ELIZANDRA SILVA DA PENHA

  • FÁTIMA RONEIVA ALVES FONSECA

  • ISADORA DE ALBUQUERQUE ASSIS

  • LISANDRA THAÍS SILVA SOUZA

  • MARIA LUIZA LEITE DOS SANTOS

  • SÉRGIO D’AVILA LINS BEZERRA CAVALCANTI

  • VANESSA BEATRIZ JALES REGO

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat