Objetivo: Objetivou-se neste estudo observar as percepções dos alunos do curso de Odontologia da Faculdade Santa Maria acerca do ensino remoto, bem como avaliar quais as dificuldades encontradas por estes para o aprendizado com esta forma de didática. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional e transversal, realizado com graduandos do 3º ao 10º período do curso de Odontologia. Foi enviado um formulário estruturado via Google Forms, autoaplicável, composto por 20 questões objetivas e realizado análise estatística descritiva e percentual dos dados. Resultados e discussão: Dentre os resultados obtidos, foi possível observar que a população era predominante do sexo feminino, com média de idade de 23 anos e que 24,7% destes haviam tido a COVID-19. Ainda, 82,4% afirmaram que sua rotina de estudos mudou significativamente desde o início da pandemia e apenas 3,5% estavam satisfeitos com a aprendizagem no formato remoto. Quanto as dificuldades impostas a tal modalidade, prevaleceu a quantidade de conteúdo ministrado por aula, a metodologia do ensino proposta e o tempo das aulas online. Ainda, 2,4% não possuía infraestrutura física e tecnológica para acompanhamento das aulas. Considerações finais: A rotina estudantil dos acadêmicos deste estudo mudou consideravelmente após aparição do vírus da COVID-19, onde estes tiveram que se adaptar a modalidade de ensino remoto. Devido à necessidade emergencial de alteração do formato de ensino, sem estruturação prévia para tal, somado ao caráter eminentemente prático do curso de Odontologia, justifica-se a insatisfação destes acadêmicos com o nível de aprendizagem no ensino remoto.