RESUMO
Objetivo: Este estudo tem por objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento de uma ação educativa voltada para uma comunidade religiosa acerca do conhecimento sobre envelhecimento ativo e saudável. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A abordagem volta-se à reflexão acerca da velhice e do processo de envelhecimento, considerando suas múltiplas representações e os conceitos relacionados a ele, bem como da possibilidade de vivenciar o envelhecimento de forma ativa e saudável dentro do seu contexto. Durante a ação, houve a preocupação com o cuidado ético, não havendo uso de nenhum tipo de material de coleta de dados ou registro de informações dos participantes. Resultados e Discussão: Os participantes, em sua maioria idosos, participaram ativamente da discussão de temas como estereótipos de idade, senescência e senilidade, atividades de vida diária (AVD), atividades instrumentais de vida diária (AIVD), espiritualidade e direitos da pessoa idosa. Os discursos apresentados serviram como subsídios para o diálogo sobre a temática e construção compartilhada do conhecimento. Considerações finais: Pode-se perceber que a autopercepção dos idosos sobre si tinha caráter positivo, contudo, a maioria dos participantes associava a figura da pessoa idosa à doenças. Além disso, identificou-se a necessidade de ações voltadas à sensibilização de como assegurar os direitos da pessoa idosa. Os resultados poderiam ser melhorados através de avaliação mais aprofundada de como os participantes recebem essas informações e se planejam para implementar mudanças na vida com base no conhecimento adquirido.