Objetivo: Identificar os efeitos do mindfulness em crianças e adolescentes com depressão e ansiedade. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que consiste em abordagens metodológicas mais amplas entre as revisões. Assim foram realizadas as seguintes etapas: 1- Elaboração da pergunta norteadora; 2- Amostragem da literatura; 3- Coleta de dados; 4- Análise crítica dos estudos incluídos; 5- Discussão dos resultados; 6- Apresentação da revisão/conclusão. Sendo assim, foi possível estruturar a pergunta norteadora: “Quais os efeitos do mindfulness em crianças com depressão e ansiedade?”. Com isso, foram apresentados 56 estudos os quais passaram pela análise dos resumos e critérios de elegibilidade. Em seguida, foi selecionado o quantitativo de dez artigos para compor o corpus de análise de artigos elegíveis. Resultados e Discussão: Essa prática promove a restauração do bem-estar psicológico, ensinando diversas técnicas mente-corpo que são baseadas em evidências que equilibram o funcionamento fisiológico, estimulando assim a autoconsciência e a regulação emocional e aprimoram a imaginação e intuição. Essas técnicas incluem uma variedade de práticas de concentração como meditações ativas e atenção plena incluindo a respiração lenta e profunda, movimento e alimentação consciente. Considerações Finais: É perceptível que os efeitos da prática do mindfulness tem sido essencial no tratamento contra a depressão e ansiedade em crianças e adolescentes, seu desenvolvimento melhoram a saúde mental e tem se tornado amplamente reconhecida e sido colocada como prioridade de saúde pública.