Objetivo: Expor a percepção de acadêmicos de enfermagem a respeito dos riscos ocupacionais em uma sala de vacinação. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, no formato relato de experiência, elaborado em duas fases, sendo a primeira a aplicação da metodologia ativa do Arco de Maguerez e a segunda referente à metodologia do Design Instrucional Contextualizado. Resultados e Discussão: A coleta de dados sobre a realidade observada pelos autores ocorreu em duas fases, sendo a primeira a observação da rotina de serviço da unidade, desde seu momento inicial até o final. Ademais, a percepção acerca dos riscos inerentes do exercício profissional é uma das principais formas de prevenção da concretização dessas possibilidades em problemas ativos. Sendo assim, ao se abordar uma perspectiva preventiva destas complicações, a educação continuada surge como uma ferramenta eficaz na instituição de cuidados e protocolos combativos a estes entraves. Considerações Finais: De modo geral, pode-se constatar a importância de medidas gerenciais para o bom funcionamento do serviço de saúde, sendo necessário o uso de ferramentas adequadas que avaliem o nível de segurança do serviço.