Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 43 - A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE UMA SALA DE VACINA: INDICADOR DE INSALUBRIDADE

    Objetivo: Expor a percepção de acadêmicos de enfermagem a respeito dos riscos ocupacionais em uma sala de vacinação. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, no formato relato de experiência, elaborado em duas fases, sendo a primeira a aplicação da metodologia ativa do Arco de Maguerez e a segunda referente à metodologia do Design Instrucional Contextualizado. Resultados e Discussão: A coleta de dados sobre a realidade observada pelos autores ocorreu em duas fases, sendo a primeira a observação da rotina de serviço da unidade, desde seu momento inicial até o final. Ademais, a percepção acerca dos riscos inerentes do exercício profissional é uma das principais formas de prevenção da concretização dessas possibilidades em problemas ativos. Sendo assim, ao se abordar uma perspectiva preventiva destas complicações, a educação continuada surge como uma ferramenta eficaz na instituição de cuidados e protocolos combativos a estes entraves. Considerações Finais: De modo geral, pode-se constatar a importância de medidas gerenciais para o bom funcionamento do serviço de saúde, sendo necessário o uso de ferramentas adequadas que avaliem o nível de segurança do serviço.

CAPÍTULO 43 - A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE UMA SALA DE VACINA: INDICADOR DE INSALUBRIDADE

Doi: 10.58871/ed.academic18092023.43.v3

PALAVRAS CHAVE: Saúde do Trabalhador; Indicadores de Saúde; Enfermagem do Trabalho.

KEYWORDS: Occupational health; Health indicators; Occupational Nursing.

ABSTRACT:
Objective: To expose the perception of nursing students regarding occupational risks in a vaccination room. Methodology: This is a qualitative and descriptive study, in the form of an experience report, developed in two phases, the first being the application of the active Maguerez' s Arc methodology and the second referring to the Contextualized Instructional Design methodology. Results and Discussion: Data collection on the reality observed by the authors took place in two phases, the first of which was the observation of the unit' s service routine, from the beginning to the end. Perception of the risks inherent in professional practice is one of the main ways of preventing these possibilities from becoming active problems. Therefore, when approaching these complications from a preventive perspective, continuing education is an effective tool for establishing care and protocols to combat these obstacles. Final considerations: In general, we can see the importance of management measures for the smooth running of the health service, and the need to use appropriate tools to assess the level of safety in the service.

Autor

  • ALZINEI SIMOR

  • BEATRIZ VELOSO LOPES

  • BRUNO EDUARDO GODINHO TEIXEIRA

  • CAMILA CORRÊA MODESTO

  • KAMILA SANTOS GOMES CONTENTE LOUREIRO

  • MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DIONíZIO CARVALHO DA SILVA

  • VITÓRIA PEREIRA TAVARES

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat