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  • CAPÍTULO 46 - APLICABILIDADE DE JOGOS SÉRIOS NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Objetivo: Compreender a aplicabilidade dos jogos sérios no tratamento de pacientes com esclerose múltipla. Metodologia: Esta revisão integrativa da literatura empregou os indexadores eletrônicos PubMed, Scopus e IEEE. Foram incluídos estudos experimentais, relatos de caso, revisões e metanálises publicados nos últimos 10 anos, em qualquer idioma, desde que estivessem relacionados à aplicabilidade de jogos sérios em pacientes com esclerose múltipla. Foram excluídas teses, dissertações, resenha de livros, anais de congressos e trabalhos não relacionados a temática. Resultados e Discussão: Os estudos analisados demostraram que os jogos sérios são eficazes na reabilitação de pacientes com esclerose múltipla nos seguintes domínios: marcha, cognição, motricidade fina e grossa, equilíbrio, adesão ao tratamento e na qualidade de vida. Esses jogos são altamente aplicáveis, recriando situações cotidianas em um ambiente seguro e podem ser personalizados de acordo com as necessidades individuais dos pacientes. Ademais, quando combinados com a terapia convencional, os jogos sérios potencializam os resultados, especialmente no que diz respeito ao equilíbrio, marcha e testes funcionais. Considerações finais: O uso de jogos sérios na reabilitação de pacientes com esclerose múltipla é uma alternativa de baixo custo que oferece benefícios significativos. Este campo inovador de reabilitação merece atenção e investimento contínuos, à medida que evidencia seu potencial para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

CAPÍTULO 46 - APLICABILIDADE DE JOGOS SÉRIOS NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Doi: 10.58871/ed.academic18092023.46.v3

PALAVRAS CHAVE: Jogos Eletrônicos de Movimento; Reabilitação; Esclerose múltipla.

KEYWORDS: Exergaming; Rehabilitation; Multiple sclerosis.

ABSTRACT:
Objective: To understand the applicability of serious games in the treatment of patients with multiple sclerosis. Methodology: This integrative literature review employed the electronic indexes PubMed, Scopus, and IEEE. We included experimental studies, case reports, reviews, and meta-analyses published in the last 10 years, in any language, if they were related to the applicability of serious games in patients with multiple sclerosis. Theses, dissertations, book reviews, conference proceedings, and unrelated works were excluded. Results and Discussion: The analyzed studies demonstrated that serious games are effective in rehabilitating patients with multiple sclerosis in the following domains: gait, cognition, fine and gross motor skills, balance, treatment adherence, and quality of life. These games are highly applicable, recreating everyday situations in a safe environment, and can be customized to individual patient needs. Furthermore, when combined with conventional therapy, serious games enhance outcomes, especially regarding balance, gait, and functional tests. Conclusion: The use of serious games in the rehabilitation of patients with multiple sclerosis is a cost-effective alternative that offers significant benefits. This innovative field of rehabilitation deserves continuous attention and investment, as it demonstrates its potential to improve the quality of life of these patients.

Autor

  • ANA CRISTINA VIEIRA DA COSTA

  • ARIEL SOARES TELES

  • MARIA GISLENE SANTOS SILVA

  • NOELI AQUINO DA CRUZ

  • RHAMON ASAFE DA SILVA COSTA

  • SILMAR SILVA TEIXIERA

  • VICTOR HUGO DO VALE BASTOS

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