Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 49 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Objetivo: relatar a experiência da execução de ações de educação alimentar e nutricional em instituição pública de ensino infantil do município de Santa Cruz/RN. Metodologia: foram desenvolvidas intervenções de EAN por alunos do curso de Nutrição em um CMEI na cidade de Santa Cruz/RN, em uma turma de “Estágio V” com 22 alunos, das quais foram 4 visitas (1 diagnóstico e 3 intervenções). Para o planejamento das ações buscou-se associar ao planejamento pedagógico feito pela professora da turma e também com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Resultados e Discussão: dentro deste processo de intervenções sobre EAN, foi possível identificar, principalmente, a não aceitação de frutas e o frequente consumo de alimentos ultraprocessados pelas crianças. Assim, foi possível trabalhar e articular as atividades com as crianças de acordo com as competências da BNCC, onde buscou-se coordenar habilidades manuais, expressão de ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de desenhos, registrando observações e múltiplas linguagens. Com isso, foi perceptível que as crianças absorveram os conteúdos e interagiram ativamente durante as atividades e com os mediadores. Também, é oportuno discorrer sobre as percepções dos mediadores mediante os planejamentos das ações de EAN e as intervenções, os quais buscaram compartilhar o conhecimento científico de maneira leve e em uma linguagem acessível para a compreensão das crianças, além de somar à construção do profissional nutricionista, uma vez que permite o desenvolvimento de atributos positivos, como por exemplo reforçar o conhecimento adquirido sobre EAN. Considerações Finais: é importante destacar que a alimentação é formada a partir de comportamentos alimentares que o indivíduo vivencia e esses comportamentos quando repetidos se tornam hábitos, por isso, a importância da EAN como um instrumento de compartilhamento de informações e práticas alimentares em diversos setores e ambientes.

CAPÍTULO 49 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Doi: 10.58871/ed.academic18092023.49.v3

PALAVRAS CHAVE: Educação Alimentar e Nutricional; Educação Infantil; Nutrição.

KEYWORDS: Food and Nutrition Education; Child education; Nutrition.

ABSTRACT:
Objective: to report the experience of implementing food and nutritional education actions in a public early childhood education institution in the city of Santa Cruz/RN. Methodology: EAN instructions were carried out by Nutrition course students at a CMEI in the city of Santa Cruz/RN, in a “Stage V” class with 22 students, of which there were 4 visits (1 diagnosis and 3 interventions). To plan the actions, we sought to associate it with the pedagogical planning carried out by the class teacher and also with the National Common Curricular Base (BNCC). Results and Discussion: within this process of instructions on EAN, it was possible to identify, mainly, the non-accessibility of fruits and the frequent consumption of ultra-processed foods by children. Thus, it was possible to work and coordinate activities with children in accordance with BNCC competencies, where we sought to coordinate manual skills, expression of ideas, desires and feelings about their experiences, through drawings, recording observations and multiple languages. With this, it was explained that the children loved the content and interacted actively during the activities and with the mediators. It is also opportune to disagree about the perceptions of the mediators through the planning of EAN actions and disciplines, which sought to share scientific knowledge in a light way and in a language accessible to children' s understanding, in addition to adding to the construction of the professional nutritionist, as it allows the development of positive attributes, such as strengthening the knowledge acquired about EAN. Final Considerations: it is important to highlight that food is formed from eating behaviors that the individual experiences and these behaviors, when repeated, become habits, therefore, the importance of EAN as an instrument for sharing information and eating practices in different sectors and environments.

Autor

  • AMANDA MIRLA ALVES DE LIMA

  • AMANDA SAMARA DOS SANTOS ARAÚJO

  • ANA MÉRCIA CÂNDIDO DE MEDEIROS

  • CATARINE SANTOS DA SILVA

  • HEIDER HEVERTON SOARES DE MOURA

  • JÉSSICA AYLA ALVES VIEIRA

  • MARCOS ROBERTO PEREIRA DA SILVA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat