Objetivo: Caracterizar o letramento em saúde de idosos independentes nas atividades cotidianas. Método: Estudo de corte transversal, analítico, realizado no primeiro semestre de 2023, em município paranaense de grande porte, com amostragem por conveniência. O letramento em saúde foi avaliado por instrumento validado. Cada termo médico lido corretamente recebeu um ponto e o baixo letramento em saúde correspondeu à pontuação inferior a seis pontos. Software estatístico foi utilizado para a análise descritiva e de associação dos dados. Resultados e Discussão: Para 83,78% dos participantes (n= 39) o letramento em saúde correspondeu às habilidades de leitura esperadas para os anos finais do Ensino Médio e o letramento em saúde foi independente das variáveis sexo (p= 0,645), bairro (p= 0,407), faixa etária (p= 1,000) e escolaridade (p= 0,771). Os diferentes níveis de letramento identificados devem balizar as ações educativas e fomentar a efetividade da comunicação terapêutica. O letramento em saúde é um problema de saúde pública universal e como a leitura é uma das suas habilidades deve ser redobrada a atenção às informações de saúde oferecidas para que as pessoas possam utiliza-las na tomada de decisões quanto à navegação pelo sistema de saúde e aos cuidados com a saúde. Conclusão: A caracterização do letramento em saúde dos idosos realizada revelou aspectos da situação de saúde das pessoas idosas que devem ser consideradas no planejamento, implementação e avaliação das intervenções em saúde que reduzam as desigualdades em saúde e promovam o bem-estar delas, sobretudo nas abordagens escritas e orais de educação em saúde, da abordagem individual e coletiva.