Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 13 - A ENFERMAGEM E O BRINQUEDO TERAPÊUTICO: PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL PARA CRIANÇAS

    Objetivo: Analisar a utilização de brinquedos terapêuticos na promoção de saúde mental de crianças durante o cuidado de enfermagem. Metodologia: Abordagem de pesquisa bibliográfica de revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório, realizada através de levantamento em bases de dados virtuais Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando os descritores “Jogos e Brinquedos”, “Enfermagem” e “Saúde Mental”. Utilizou-se, como critérios de inclusão, o período de tempo entre 2013 a 2023, publicações em língua portuguesa e arquivos disponibilizados gratuitamente em sua integra. A análise dos dados ocorreu a partir da tabulação das informações em um quadro com informações fichadas das obras selecionadas. Resultados e discussão: Foi possível encontrar 10 obras a partir dos critérios de inclusão propostos. Identificou-se que o brinquedo terapêutico tem potencial para ser um instrumento de educação em saúde para o público infantil, além de melhorar a saúde mental da criança, diminuir sentimentos negativos como ansiedade e potencializar emoções positivas. A estratégia também auxilia no desenvolvimento do infante e no vínculo com o profissional de enfermagem, fazendo os procedimentos e cuidados do profissional tornarem-se menos aversivos. Quanto às barreiras para o desenvolvimento eficaz da estratégia, foi possível identificar que a técnica ainda é pouco difundida, existe pouco investimento de ensino na formação acadêmica, e os enfermeiros já formados relatam frequentemente que a estratégia toma muito tempo frente a uma rotina de sobrecarga de trabalho. Considerações Finais: A importância do Brinquedo Terapêutico é notável na promoção da saúde infantil, mesmo que seja um tópico pouco difundido, por vezes subestimado e executado com desafios consideráveis pelos profissionais de enfermagem. Apesar da falta de estudos, destacam-se muitos resultados interessantes e relevantes para a prática da enfermagem, o que mostra a necessidade de maior desenvolvimento do tema.

CAPÍTULO 13 - A ENFERMAGEM E O BRINQUEDO TERAPÊUTICO: PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL PARA CRIANÇAS

Doi: 10.58871/conbrasca.v3.13

PALAVRAS CHAVE: jogos e brinquedos; enfermagem; saúde mental.

KEYWORDS: play and playthings; nursing; mental health.

ABSTRACT:
Objective: To analyze the use of therapeutic toys in promoting mental health in children during nursing care. Methodology: Bibliographic research approach of integrative literature review, of an exploratory nature, carried out through a survey in virtual databases Scielo and Virtual Health Library (VHL), using the descriptors “Play and playthings”, “Nursing” and “ Mental Health" . As inclusion criteria, the period of time between 2013 and 2023, publications in Portuguese and files made available free of charge in their entirety were used. Data analysis occurred by tabulating the information in a table with recorded information on the selected works. Results and discussion: It was possible to find 10 works based on the proposed inclusion criteria. It was identified that therapeutic toys have the potential to be a health education tool for children, in addition to improving children' s mental health, reducing negative feelings such as anxiety and enhancing positive emotions. The strategy also helps in the development of the infant and in the bond with the nursing professional, making the professional' s procedures and care less aversive. Regarding the barriers to the effective development of the strategy, it was possible to identify that the technique is still not widespread, there is little investment in teaching in academic training, and nurses who have already graduated frequently report that the strategy takes a lot of time in the face of a routine of overload of work. work. Final Considerations: The importance of Therapeutic Play is notable in promoting children' s health, even though it is a topic that is not very widespread, sometimes underestimated and carried out with considerable challenges by nursing professionals. Despite the lack of studies, many interesting and relevant results for nursing practice stand out, which shows the need for further development of the topic.

Autor

  • ALINE DOS SANTOS DA SILVA

  • LEANDRO SALDANHA NUNES MOUZINHO

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat