Objetivo: Analisar a utilização de brinquedos terapêuticos na promoção de saúde mental de crianças durante o cuidado de enfermagem. Metodologia: Abordagem de pesquisa bibliográfica de revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório, realizada através de levantamento em bases de dados virtuais Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando os descritores “Jogos e Brinquedos”, “Enfermagem” e “Saúde Mental”. Utilizou-se, como critérios de inclusão, o período de tempo entre 2013 a 2023, publicações em língua portuguesa e arquivos disponibilizados gratuitamente em sua integra. A análise dos dados ocorreu a partir da tabulação das informações em um quadro com informações fichadas das obras selecionadas. Resultados e discussão: Foi possível encontrar 10 obras a partir dos critérios de inclusão propostos. Identificou-se que o brinquedo terapêutico tem potencial para ser um instrumento de educação em saúde para o público infantil, além de melhorar a saúde mental da criança, diminuir sentimentos negativos como ansiedade e potencializar emoções positivas. A estratégia também auxilia no desenvolvimento do infante e no vínculo com o profissional de enfermagem, fazendo os procedimentos e cuidados do profissional tornarem-se menos aversivos. Quanto às barreiras para o desenvolvimento eficaz da estratégia, foi possível identificar que a técnica ainda é pouco difundida, existe pouco investimento de ensino na formação acadêmica, e os enfermeiros já formados relatam frequentemente que a estratégia toma muito tempo frente a uma rotina de sobrecarga de trabalho. Considerações Finais: A importância do Brinquedo Terapêutico é notável na promoção da saúde infantil, mesmo que seja um tópico pouco difundido, por vezes subestimado e executado com desafios consideráveis pelos profissionais de enfermagem. Apesar da falta de estudos, destacam-se muitos resultados interessantes e relevantes para a prática da enfermagem, o que mostra a necessidade de maior desenvolvimento do tema.