Objetivo: relatar as vivências de acadêmicos do curso de graduação de Enfermagem e de um Programa de Pós-Graduação frente às ações extensionistas realizadas em escolas públicas de um município da região Sul do Brasil. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, acerca das atividades de educação em saúde, vinculadas a um projeto de extensão, realizadas em uma escola pública estadual localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul. Entre as temáticas abordadas durante as atividades, estão os cuidados pessoais e de higiene, bullying, violência e lesão autoprovocada, bem como situações cotidianas em que podem ocorrer racismo. As atividades ocorreram com aproximadamente 80 crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino, matriculados no 5º e 6º ano do ensino fundamental, nos meses de maio a agosto de 2023. Resultados e Discussão: Por meio da primeira atividade desenvolvida, foi possível elucidar a forma correta para higienização das mãos, assim como suscitar a importância da adoção de hábitos de higiene em seu dia-a-dia, com o intuito de melhorar seu cuidado pessoal. Já na segunda ação os participantes vivenciaram na prática os benefícios de receber e distribuir elogios e palavras positivas, refletindo sobre a importância de atitudes de prevenção ao bullying. A terceira atividade proporcionou aos alunos uma ampla análise sobre atitudes e falas que podem estar associadas a reprodução do racismo. Ressalta-se que as práticas de extensão proporcionam interação ativa entre o educador e público-alvo acerca dos conhecimentos adquiridos, estimulando sua aplicabilidade do conhecimento junto a sociedade. Considerações Finais: Frente ao exposto, observa-se a importância das ações extensionistas com foco na educação em saúde no ambiente escolar, visto que as atividades propostas proporcionaram a reflexão das atitudes cotidianas dos escolares, promovendo um espaço de discussão e intervenção frente às problemáticas vivenciadas, promovendo a adesão a novas práticas e atitudes.