Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 32 - USO DA FITOTERAPIA COMO COADJUVANTE NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

    Objetivo: Verificar o uso da fitoterapia como coadjuvante no tratamento de pessoas autistas. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de característica qualitativa. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados científicos PubMed, BVS, Acervo e na plataforma Scielo, utilizando os descritores Autism; Fhytoteraphy e Dental Care, com o auxílio dos operadores booleanos “and” e “or”, além de delimitar a pesquisa para estudos do tipo revisão sistemática na linguagem portuguesa, inglesa e espanhola, entre os anos de 2017 a 2022, no intuito de obter maior grau de evidência e atualização. Resultados e Discussão: Obteve-se 995 registros e, após aplicar os critérios de inclusão, resultaram em 145 artigos, dentre os quais apenas 21 foram incluídos no trabalho. As intervenções odontológicas em pacientes autistas precisam ser humanizadas, inclusivas, acessíveis e acolhedoras. Assim, o dentista deve utilizar meios alternativos para buscar a colaboração dos mesmos, aumentando a confiança do paciente com o profissional. Assim, artigos discutem os benefícios do uso das PICS, mais especificamente o uso da fitoterapia no tratamento dos sintomas do TEA, melhorando de forma integral a saúde do paciente e sua inserção na sociedade. As principais terapias fitoterápicas encontradas na literatura científica foram o canabidiol, florais de Bach, compostos flavonóides, piperina, resveratrol, curcumina e bacosídeos. Considerações Finais: O cirurgião dentista deve buscar meios alternativos como estratégias de condicionamento e acolhimento a esses pacientes que aumentam a probabilidade do paciente colaborar com o profissional.

CAPÍTULO 32 - USO DA FITOTERAPIA COMO COADJUVANTE NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Doi: 10.58871/ed.academic.00032.v1

PALAVRAS CHAVE: Assistência odontológica; Fitoterapia; Transtorno do Espectro Autista.

KEYWORDS: Dental Care; Phytotherapy; Autism Spectrum Disorder.

ABSTRACT:
Objective: To verify the use of phytotherapy as an adjunct in the treatment of autistic people. Methodology: This is an integrative literature review with a qualitative characteristic. For this, a bibliographic survey was carried out in the scientific databases PubMed, BVS, Acervo and in the Scielo platform, using the descriptors Autism; Fhytoteraphy and Dental Care, with the help of the Boolean operators “and” and “or”, in addition to delimiting the research to studies of the systematic review type in Portuguese, English and Spanish, between the years 2017 to 2022, in order to obtain greater degree of evidence and updating. Results and Discussion: 995 records were obtained and, after applying the inclusion criteria, resulted in 145 articles, of which only 21 were included in the work. Dental interventions in autistic patients need to be humanized, inclusive, accessible and welcoming. Thus, the dentist must use alternative means to seek their collaboration, increasing the patient' s trust with the professional. Thus, the articles discuss the benefits of using PICS, more specifically the use of phytotherapy in the treatment of ASD symptoms, effectively comprehensively covering the patient' s health and their insertion in society. The main herbal therapies found in the scientific literature were cannabidiol, Bach flowers, flavonoid compounds, piperine, resveratrol, curcumin and bacosides. Final Considerations: The dental surgeon must seek alternative means such as conditioning and welcoming strategies for these patients that increase the probability of the patient collaborating with the professional.

Autor

  • BIANKA FERREIRA DE CARVALHO

  • DAVI LAVAREDA CORRÊA

  • ISABELA BRITO LIMA

  • JORGE LUIS PAGLIARINI

  • MARIA EDUARDA SOUZA DE MACÊDO

  • SASHA REGINA DAS GRAÇAS SALDANHA

  • VÂNIA CASTRO CORRÊA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat