Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 22 - IMPASSES ACADÊMICOS DO INDIVÍDUO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.

    Objetivo: Analisar os impasses na inclusão acadêmica do indivíduo com transtorno do espectro autista. Metodologia: É um estudo de uma revisão integrativa de literatura, os critérios seletivos de inclusão e de exclusão foram determinados pela fundamentação temática da pesquisa, e para investigação, permaneceram artigos em inglês e português; publicados a partir do ano de 2013 à 2023. Foi utilizada a seguinte combinação no Portal Regional da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde): (Transtorno do Espectro Autista) AND (Inclusão Escolar) AND (Estudantes). Resultados e Discussão: Tendo como resultado 9 artigos na Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), 7 obras na Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e por fim 4 artigos na index Psicologia - Periódicos. Por fim, restaram 11 trabalhos para desenvolvimento da revisão integrativa e produção científica. As pesquisas indicam que os docentes que utilizam as abordagens tradicionais de ensino, cursam com empecilhos em criar estratégias didáticas para inclusão dos estudantes com TEA. É relevante ressaltar a importância de uma conduta educativa individualizada. O Planejamento Educacional Individualizado (PEI) é considerado como uma estratégia eficaz para garantir a permanência da estudante com TEA na universidade. Considerações Finais: Conclui-se que seria importante implementar o Planejamento Educacional Individualizado, uma vez os estudos expõem benefícios. Os impasses encontrados foram o processo de inclusão falho, falta de preparo docente e o método de ensino tradicional, que muitas vezes não cativa a pessoa com TEA. Também é necessário um esforço coordenado para o fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial.

CAPÍTULO 22 - IMPASSES ACADÊMICOS DO INDIVÍDUO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.

Doi: 10.58871/conbrasca.v3.22

PALAVRAS CHAVE: Estudantes; Inclusão Escolar; Transtorno do Espectro Autista.

KEYWORDS: Students; School Inclusion; Autism Spectrum Disorder.

ABSTRACT:
Objective: To analyze the impasses in the academic inclusion of individuals with autism spectrum disorder. Methodology: This study is an integrative literature review. The selective criteria for inclusion and exclusion were determined by the thematic foundation of the research. Articles in English and Portuguese published between 2013 and 2023 were considered. The following combination was used in the Regional Portal of the VHL (Virtual Health Library): (Autism Spectrum Disorder) AND (School Inclusion) AND (Students). Results and Discussion: This search yielded 9 articles in the Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), 7 works in the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), and finally, 4 articles in the Psychology Index - Periodicals. Ultimately, 11 works remained for the development of the integrative review and scientific production. Research indicates that educators using traditional teaching approaches encounter difficulties in creating didactic strategies for the inclusion of students with ASD. It is relevant to emphasize the importance of individualized educational approaches. Individualized Education Plans (IEPs) are considered an effective strategy to ensure the retention of students with ASD in university settings. Final Considerations: It is concluded that implementing Individualized Education Plans would be important, given the benefits highlighted in the studies. The impasses found were the flawed inclusion process, lack of teacher preparation and the traditional teaching method, which often does not captivate the person with ASD. A coordinated effort is also needed to strengthen the National Policy on Special Education.

Autor

  • ANA MARIA MARINHO DINIZ

  • BÁRBARA CUNHA JUBERT

  • DANIEL GALDINO DE ARAÚJO PEREIRA

  • MAITÊ TARGINO DA SILVA

  • MARINA FARIAS DE PAIVA

  • NATALY MARIA BEZERRA DE LUNA

  • PEDRO VICTOR SEVERO DE MACEDO DUARTE

  • TALITA QUEIROZ FERRAZ

  • VALTER INÁCIO DE PAIVA

  • VICTOR DANIEL GOMES MARTINHO

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat