Objetivo: Analisar os impasses na inclusão acadêmica do indivíduo com transtorno do espectro autista. Metodologia: É um estudo de uma revisão integrativa de literatura, os critérios seletivos de inclusão e de exclusão foram determinados pela fundamentação temática da pesquisa, e para investigação, permaneceram artigos em inglês e português; publicados a partir do ano de 2013 à 2023. Foi utilizada a seguinte combinação no Portal Regional da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde): (Transtorno do Espectro Autista) AND (Inclusão Escolar) AND (Estudantes). Resultados e Discussão: Tendo como resultado 9 artigos na Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), 7 obras na Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e por fim 4 artigos na index Psicologia - Periódicos. Por fim, restaram 11 trabalhos para desenvolvimento da revisão integrativa e produção científica. As pesquisas indicam que os docentes que utilizam as abordagens tradicionais de ensino, cursam com empecilhos em criar estratégias didáticas para inclusão dos estudantes com TEA. É relevante ressaltar a importância de uma conduta educativa individualizada. O Planejamento Educacional Individualizado (PEI) é considerado como uma estratégia eficaz para garantir a permanência da estudante com TEA na universidade. Considerações Finais: Conclui-se que seria importante implementar o Planejamento Educacional Individualizado, uma vez os estudos expõem benefícios. Os impasses encontrados foram o processo de inclusão falho, falta de preparo docente e o método de ensino tradicional, que muitas vezes não cativa a pessoa com TEA. Também é necessário um esforço coordenado para o fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial.