Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 23 - REPERCUSSÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA

    Objetivo: Investigar na literatura científica as repercussões das tecnologias digitais no desenvolvimento infantil. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo Revisão Integrativa, realizada através das bases de dados LILACS, MEDLINE e Scielo, executada durante os meses de novembro e dezembro de 2021. Para a busca foram utilizados os descritores “Desenvolvimento Infantil" ; “Tecnologias” e “Consequências”. Foram adotados os seguintes critérios de inclusão: artigos em texto completo, com idioma em inglês, espanhol e português e data de publicação nos últimos 5 anos. Os critérios de exclusão foram: artigos duplicados ou que não correspondiam ao objetivo central da pesquisa. Ressalta-se que foram respeitados todos os aspectos éticos propostos na Lei 9.610 (Lei de direitos autorais). Resultados e discussão: A síntese dos resultados delimitou 4 variáveis temáticas: Alterações negativas no desenvolvimento infantil decorrentes do uso de tecnologias; potenciais benefícios das tecnologias no desenvolvimento infantil; Percepção dos pais sobre o impacto das tecnologias para o desenvolvimento da criança; Irrelevância da influência das tecnologias no desenvolvimento infantil. Em síntese, os prejuízos da interação entre criança e tecnologia são caracterizados por alterações no comportamento, modificações de humor, o vício em dispositivos digitais capaz de ocasionar sintomas de abstinência, fatores que alteram bruscamente o desenvolvimento cognitivo, interpessoal e social da criança. Conclusão: As repercussões das tecnologias frente ao desenvolvimento infantil são inegáveis e quase sempre maléficas, pelo fato de ressignificarem muitos contextos e conceitos. Para mais, existe a carência de uma educação digital para pais e filhos, assim como também a necessidade de formulação de políticas públicas voltadas para a saúde e educação.

CAPÍTULO 23 - REPERCUSSÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA

Doi: 10.58871/conbrasca.v3.23

PALAVRAS CHAVE: Desenvolvimento Infantil; Tecnologias; Consequências.

KEYWORDS: Child Development; Technologies; Consequences.

ABSTRACT:
Objective: To investigate the repercussions of digital technologies on child development in scientific literature. Methodology: This is a descriptive study with a qualitative approach of the Integrative Review type, carried out through the LILACS, MEDLINE and Scielo databases, carried out during the months of November and December 2021. The descriptors “Child Development”; “Technologies” and “Consequences”. The following inclusion criteria were adopted: articles in full text, with language in English, Spanish and Portuguese and date of publication in the last 5 years. The exclusion criteria were: duplicate articles or articles that did not correspond to the central objective of the research. It should be noted that all ethical aspects proposed in Law 9,610 (Copyright Law) were respected. Results and discussion: The synthesis of results delimited 4 thematic variables: Negative changes in child development resulting from the use of technologies; potential benefits of technologies on child development; Parents perception of the impact of technologies on child development; Irrelevance of the influence of technologies on child development. In summary, the harm caused by the interaction between children and technology is characterized by changes in behavior, mood changes, addiction to digital devices capable of causing withdrawal symptoms, factors that abruptly alter the child’s cognitive, interpersonal and social development. Conclusion: The repercussions of technology on child development are undeniable and almost always harmful, due to the fact that they give new meaning to many contexts and concepts. Furthermore, there is a lack of digital education for parents and children, as well as the need to formulate public policies aimed at health and education.

Autor

  • ELAYNE CRISTINA COSTA DAMASCENO

  • FRANCISCA ISABELLY DOS SANTOS DIAS RIPARDO

  • MARIA DE FÁTIMA ALBUQUERQUE AGUIAR

  • MARIA LARISSA SOARES CARNEIRO

  • REGILANIA PARENTE DE ALBUQUERQUE ARAÚJO

  • ROSALICE ARAÚJO DE SOUSA ALBUQUERQUE

  • TERESA KÉCIA VASCONCELOS

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat