Objetivo: identificar as dificuldades encontradas pelas crianças e adolescentes com Diabetes Melittus no contexto familiar e escolar. Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foi possível assim estruturar a seguinte pergunta norteadora: “Quais as dificuldades encontradas pelas crianças e adolescentes com Diabetes Melittus no contexto familiar e escolar?” Foi feito um levantamento através da biblioteca eletrônica sendo a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo selecionada as seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Com isso, foi utilizado os descritores consultados nos Descritores em Ciência e Saúde (DeCS), no mês de novembro de 2023, sendo: “Criança” e “Educação Alimentar e Nutricional”, utilizando o operador booleando AND entre os descritores. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade foram utilizados 9 artigos selecionados ao total. Resultados e Discussão: Uma pesquisa realizada em Belo Horizonte/MG, apontou que alunos com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) experimentam uma realidade inadequada no ambiente escolar, representada pela maioria das escolas que não estão preparadas do ponto de vista técnico e estrutural para receber estas crianças. Com isso, outros pontos foram observados como: a escolha da escola pelos pais foi influenciada pelo fato da criança ter diabetes em 16,5% dos casos, houve negação inicial de matrícula, foram necessárias explicações sobre o DM1 para os professores em 67,5% dos casos. Considerações Finais: Dessa forma, foi apontado e os achados apresentaram diversas dificuldades em relação ao manejo familiar, como o preparo do âmbito escolar para atender as necessidades desse público. Como também medo e desafios ao transferir o autocuidado.