Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 29 - CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS NO CONTEXTO ESCOLAR E FAMILIAR

    Objetivo: identificar as dificuldades encontradas pelas crianças e adolescentes com Diabetes Melittus no contexto familiar e escolar. Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foi possível assim estruturar a seguinte pergunta norteadora: “Quais as dificuldades encontradas pelas crianças e adolescentes com Diabetes Melittus no contexto familiar e escolar?” Foi feito um levantamento através da biblioteca eletrônica sendo a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo selecionada as seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Com isso, foi utilizado os descritores consultados nos Descritores em Ciência e Saúde (DeCS), no mês de novembro de 2023, sendo: “Criança” e “Educação Alimentar e Nutricional”, utilizando o operador booleando AND entre os descritores. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade foram utilizados 9 artigos selecionados ao total. Resultados e Discussão: Uma pesquisa realizada em Belo Horizonte/MG, apontou que alunos com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) experimentam uma realidade inadequada no ambiente escolar, representada pela maioria das escolas que não estão preparadas do ponto de vista técnico e estrutural para receber estas crianças. Com isso, outros pontos foram observados como: a escolha da escola pelos pais foi influenciada pelo fato da criança ter diabetes em 16,5% dos casos, houve negação inicial de matrícula, foram necessárias explicações sobre o DM1 para os professores em 67,5% dos casos. Considerações Finais: Dessa forma, foi apontado e os achados apresentaram diversas dificuldades em relação ao manejo familiar, como o preparo do âmbito escolar para atender as necessidades desse público. Como também medo e desafios ao transferir o autocuidado.

CAPÍTULO 29 - CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS NO CONTEXTO ESCOLAR E FAMILIAR

Doi: 10.58871/conbrasca.v3.29

PALAVRAS CHAVE: criança; diabetes mellitus; escolaridade.

KEYWORDS: child; diabetes mellitus; schooling.

ABSTRACT:
Objective: to identify the difficulties encountered by children and adolescents with Diabetes Mellitus in the family and school context. Methodology: The study is an integrative review of the literature. It was thus possible to structure the following guiding question: “What are the difficulties encountered by children and adolescents with Diabetes Mellittus in the family and school context?” A survey was carried out through the electronic library, the Virtual Health Library (VHL), and the following databases were selected: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and Nursing Database (BDENF). Therefore, the descriptors consulted in the Science and Health Descriptors (DeCS) were used, in the month of November 2023, being: “Child” and “Food and Nutritional Education”, using the boolean operator AND between the descriptors. After applying the eligibility criteria, a total of 9 selected articles were used. Results and Discussion: A survey carried out in Belo Horizonte/MG, showed that students with Type 1 Diabetes Mellitus (DM1) experience an inadequate reality in the school environment, represented by the majority of schools that are not prepared from a technical and structural point of view to receive these children. As a result, other points were observed such as: the parents' choice of school was influenced by the fact that the child had diabetes in 16.5% of cases, there was initial denial of enrollment, explanations about DM1 were necessary for teachers in 67.5% of cases. % of cases. Final Considerations: In this way, it was pointed out and the findings presented several difficulties in relation to family management, such as preparing the school environment to meet the needs of this public. As well as fear and challenges when transferring self-care.

Autor

  • CLÁUDIO GUERRA DE LIMA

  • GUILIA RIVELE SOUZA FAGUNDES

  • JEAN SCHEIEVANY DA SILVA ALVES

  • JOSÉ MARCELO DE AZEVEDO BESERRA

  • LETÍCIA LUANA CLAUDINO DA SILVA

  • MARAYSA LÚCIA DE CARVALHO NERINO FEITOSA

  • MARIA EDUARDA WANDERLEY DE BARROS SILVA

  • MARIA LETÍCIA CARDOSO DA SILVA BARBOSA

  • NAZARENO ELI GURGEL ARRUDA

  • RENATA ANTONIA AGUIAR RIBEIRO

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat