Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 30 - USO DE TELAS E COMPORTAMENTO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PAIS?

    Objetivo: Verificar, de modo exploratório, a relação entre uso excessivo de telas e as dificuldades comportamentais infantis. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e correlacional que contou com uma amostra não probabilística de 71 pais de crianças de 6 a 12 anos de idade. Os participantes foram solicitados a responder, de forma online e individual, a um link composto por três questionários: Questionário Sobre o Uso de Telas- QUT, elaborado pela pesquisadora, Questionário de Capacidades e Dificuldades/Strengths and Difficulties Questionnaire- SDQ e um Questionário Sociodemográfico. Resultados e Discussão: observou-se que as crianças passam mais tempo diante das telas do que o recomendado pela literatura e que, apesar da preocupação dos pais diante dessa circunstância, poucos delimitam o número de horas permitido ou propõem alternativas diferentes e tem consequências comportamentais negativas. Considerações Finais: Desse modo, foi possível concluir que o uso de telas em demasia vem acarretando prejuízos na interação, no comportamento e no desenvolvimento infantil. Ademais, são relevantes sugestões que possibilitem um acesso às tecnologias de modo saudável e consciente.

CAPÍTULO 30 - USO DE TELAS E COMPORTAMENTO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PAIS?

Doi: 10.58871/conbrasca.v3.30

PALAVRAS CHAVE: desenvolvimento infantil; telas; comportamento infantil

KEYWORDS: child development; fabrics; child behavior.

ABSTRACT:
Objective: Verify, in an exploratory way, the relationship between excessive use of screens and children' s behavioral difficulties. Methodology: This is a descriptive and correlational study that included a non-probabilistic sample of 71 parents of children aged 6 to 12 years old. Participants were asked to respond, online and individually, to a link made up of three questionnaires: Screen Use Questionnaire - QUT, prepared by the researcher, Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ and a Sociodemographic Questionnaire. Results and Discussion: it was observed that children spend more time in front of screens than recommended in the literature and that, despite parents' concern about this circumstance, few define the number of hours allowed or propose different alternatives and the negative behavioral consequences were evident. Final Consideration: In this way, it was possible to conclude that the use of too much screens has caused harm to interaction, behavior and child development. Furthermore, suggestions that enable access to technologies in a healthy and conscious way are relevant.

Autor

  • ANA BEATRIZ VASCONCELOS DE ARAGÃO

  • ANA KAROLINA DE ALCÂNTARA

  • DARLENE PINHO FERNANDES DE MOURA

  • GERSON MENDES GOMES

  • LUIZA SILVA DE LIMA

  • MATHEUS RODRIGUES DA SILVA

  • RITA RAIANNE DE VASCONCELOS

  • TAYNARA BANDEIRA PEREIRA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat