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  • CAPÍTULO 43 - CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA E AIDPI: CONCORDÂNCIA DE VALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

    Introdução: A vigilância do desenvolvimento infantil é uma condição contínua de monitoramento criterioso. Para isso, faz-se necessário compreender os critérios intervenientes em todo o processo e o resultado para uma tomada de decisão. Objetivo: verificar a concordância entre a Caderneta de Saúde da Criança e o manual de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância na classificação do desenvolvimento de crianças. Metodologia: Estudo transversal, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 56 crianças de zero a dois anos de uma Unidade de Atenção Primária em Saúde, Fortaleza-Ceará-Brasil. Foram excluídas aquelas com doenças genéticas, alterações neurológicas e acompanhantes com déficit cognitivo. A coleta de dados foi realizada de janeiro a março de 2019, utilizando-se um instrumento com dimensões sociodemográficas e assistenciais (escala KIDI para verificar o conhecimento dos pais/cuidadores acerca do desenvolvimento infantil e marcos do desenvolvimento consoante a caderneta e o manual). Resultados: Verificou-se um predomínio de 60,7 % de crianças do sexo feminino, quanto ao auxílio governamental do Programa Bolsa Família, 75% dos pais/responsáveis afirmaram receber o benefício. Em relação à raça/cor da criança, 71,4% dos pais/responsáveis declararam serem pardos. 46,4% apresentaram todos os marcos do desenvolvimento, estando com um ou mais fatores de risco para classificação de desenvolvimento adequado com fatores de risco na caderneta, e desenvolvimento normal com fatores de risco conforme o manual. Apesar dos instrumentos adotarem critérios distintos houve concordância perfeita (Kappa=1,000) na classificação, demonstrando semelhança nos critérios de avaliação e concordância sofrível em relação às condutas (Kappa=0,398) de intervenção para o estímulo ao desenvolvimento. Conclusão: Conclui-se que o uso concomitante destas tecnologias na atenção possibilita um olhar holístico para a saúde da criança. A limitação consistiu na inviabilidade do acompanhamento das consultas posteriores, bem como a seleção do público ter ocorrido por conveniência, não sendo possível a generalização dos resultados.

CAPÍTULO 43 - CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA E AIDPI: CONCORDÂNCIA DE VALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Doi: 10.58871/conbrasca.v3.43

PALAVRAS CHAVE: Cuidado da criança; Desenvolvimento infantil; Tecnologia biomédica.

KEYWORDS: Child care; Child development; Biomedical technology.

ABSTRACT:
Introduction: Child development surveillance is a continuous condition of careful monitoring. To do this, it is necessary to understand the criteria involved in the entire process and the result for decision making. Objective: to verify the agreement between the Child Health Record and the Integrated Care for Childhood Illnesses manual in classifying children' s development. Methodology: Cross-sectional study, with a quantitative approach. The sample consisted of 56 children aged zero to two years from a Primary Health Care Unit, Fortaleza-Ceará-Brazil. Those with genetic diseases, neurological changes and companions with cognitive impairment were excluded. Data collection was carried out from January to March 2019, using an instrument with sociodemographic and assistance dimensions (KIDI scale to verify the knowledge of parents/caregivers about child development and developmental milestones according to the booklet and manual). Results: There was a predominance of 60.7% of female children, regarding government assistance from the Bolsa Família Program, 75.0% of parents/guardians stated that they received the benefit. Regarding the child' s race/color, 71.4% of parents/guardians declared that they were mixed race. 46.4% presented all developmental milestones, with one or more risk factors for classification of adequate development with risk factors in the booklet, and normal development with risk factors according to the manual. Despite the instruments adopting different criteria, there was perfect agreement (Kappa=1.000) in the classification, demonstrating similarity in the evaluation criteria and poor agreement in relation to the intervention behaviors (Kappa=0.398) to stimulate development. Conclusion: It is concluded that the concomitant use of these technologies in care enables a holistic view of children' s health. The limitation consisted of the unfeasibility of monitoring subsequent consultations, as well as the selection of the public having occurred for convenience, making it not possible to generalize the results.

Autor

  • AVINER MUNIZ DE QUEIROZ

  • CRISTIANA FERREIRA DA SILVA

  • ENAILIEK LAYLA FERREIRA DO NASCIMENTO BARROSO

  • FERNANDA JORGE MAGALHÃES

  • GRACY KELLY LIMA DE ALMEIDA FREITAS

  • JULIANA EVILLY RAMOS DA SILVA

  • WIGO PEREIRA GOMES DA SILVA

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