Objetivo: Discutir a importância e os benefícios em decorrência do uso das estratégias lúdicas como um recurso terapêutico na hospitalização infantil a longo prazo, além de evidenciar os fatores que se constituem como impasses na sua aplicação prática. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura, por meio de um levantamento nas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo essas: a Literatura Latina-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Foram utilizados os descritores: “Jogos e brinquedos” e “Criança hospitalizada”, em cruzamento com o booleano and, encontrados nos Descritores em Ciência da Saúde (DeCs). Os critérios de inclusão foram: a) estudos em língua portuguesa, b) dentro do recorte temporal de 2018 a 2023, c) textos completos, d) materiais relacionados com a proposta de pesquisa. Os critérios de exclusão: a) artigos duplicados, b) resumos, teses, monografias e dissertações, c) sem relação com a temática escolhida. Foram selecionados 16 artigos. Resultados e Discussão: Os resultados apontam que o uso de recursos lúdicos possibilitam uma melhor adaptação do infante com a nova rotina, mais aderência ao tratamento, criação de vínculo com o profissional de saúde e diminuição dos níveis de sofrimento, angústia e ansiedade. Apesar da sua importância significativa há alguns fatores que configuram-se como limitantes na prática hospitalar, tais como o déficit do ensino dessa questão na grade curricular dos cursos da saúde e/ou apenas com foco no campo teórico, somado à falta de tempo e à burocracia institucional. Considerações finais: É necessário a elaboração de ações qualificadas para ampliar a disseminação da importância do uso de recursos lúdicos, além de mais pesquisas que são primordiais para investigar formas de superar as limitações a fim de que seja possível a garantia da assistência integral à saúde desse público.