Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 02 - ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: DESAFIOS VIVENCIADOS POR MÃES ESTUDANTES E DOCENTES DE UNIVERSIDADE PÚBLICA

    Objetivo: Verificar as dificuldades vivenciadas por mães estudantes e docentes universitárias na prática do aleitamento materno exclusivo. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em Universidade Pública, localizada no município de Iguatu, Ceará, Brasil. Participaram oito mulheres selecionadas pelos critérios de inclusão: discentes com idade superior a 18 anos, matriculadas no curso graduação, e docentes que deram à luz crianças sadias e a termo. Os dados foram coletados por questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada, submetidos a análise de conteúdo de Minayo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o parecer n° 5.759.395. Resultados e Discussão: A maioria das mães entrevistadas eram casadas, com um filho, tinham de 21 a 30 anos, com renda maior que três salários-mínimos e cor parda. As categorias temáticas elencadas foram: As dificuldades vivenciadas durante o processo de aleitamento materno exclusivo; Sentimentos relacionados ao aleitamento materno exclusivo; O papel da universidade para a continuidade da amamentação exclusiva. Considerações Finais: Portanto, infere-se a necessidade do apoio e incentivo institucional para a continuidade do aleitamento materno exclusivo, buscando minimizar os diversos fatores que levam ao desmame precoce, que são eles, a distância de casa para o trabalho e/ou estudo, a falta de um espaço adequado para a mãe ordenhar e armazenar o leite materno e cargas horárias extensas.

CAPÍTULO 02 - ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: DESAFIOS VIVENCIADOS POR MÃES ESTUDANTES E DOCENTES DE UNIVERSIDADE PÚBLICA

Doi: 10.58871/conbrasca.v4.02

PALAVRAS CHAVE: aleitamento materno; estudantes; docentes.

KEYWORDS: breastfeeding; students; teachers.

ABSTRACT:
Objective: To verify the difficulties experienced by student mothers and university professors when practicing exclusive breastfeeding. Methodology: This is a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach. It was developed at a Public University, located in the municipality of Iguatu, Ceará, Brazil. Eight women selected according to the inclusion criteria participated: students over the age of 18, enrolled in the undergraduate course, and teachers who gave birth to healthy, full-term children. Data were collected using a sociodemographic questionnaire and semi-structured interview, subjected to Minayo content analysis. The research was approved by the Research Ethics Committee, under opinion no. 5,759,395. Results and Discussion: The majority of mothers interviewed were married, with one child, aged 21 to 30, with income greater than three minimum wages and mixed race. The thematic categories listed were: Difficulties experienced during the exclusive breastfeeding process; Feelings related to exclusive breastfeeding; The role of the university in the continuity of exclusive breastfeeding. Final Considerations: Therefore, the need for institutional support and encouragement to continue exclusive breastfeeding is inferred, seeking to minimize the various factors that lead to early weaning, which are the distance from home to work and/or study, the lack of adequate space for the mother to express and store breast milk and long working hours.

Autor

  • ANA LIVIA BATISTA ALVES

  • ANA NIVIA BESSA DE SOUZA

  • GEOVANNA DIAS ALENCAR

  • HENRIQUE JOSÉ DE SOUZA

  • HYRLLA MURIEL OLIVEIRA DANTAS

  • JOSEFA NAYARA DE LIMA

  • JÉSSICA MARIA GOMES ARAÚJO

  • LANNA KALINA OLIVEIRA MENESES

  • LUANNA GOMES DA SILVA

  • RIANI JOYCE NEVES NÓBREGA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat