Objetivo: Verificar as dificuldades vivenciadas por mães estudantes e docentes universitárias na prática do aleitamento materno exclusivo. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em Universidade Pública, localizada no município de Iguatu, Ceará, Brasil. Participaram oito mulheres selecionadas pelos critérios de inclusão: discentes com idade superior a 18 anos, matriculadas no curso graduação, e docentes que deram à luz crianças sadias e a termo. Os dados foram coletados por questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada, submetidos a análise de conteúdo de Minayo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o parecer n° 5.759.395. Resultados e Discussão: A maioria das mães entrevistadas eram casadas, com um filho, tinham de 21 a 30 anos, com renda maior que três salários-mínimos e cor parda. As categorias temáticas elencadas foram: As dificuldades vivenciadas durante o processo de aleitamento materno exclusivo; Sentimentos relacionados ao aleitamento materno exclusivo; O papel da universidade para a continuidade da amamentação exclusiva. Considerações Finais: Portanto, infere-se a necessidade do apoio e incentivo institucional para a continuidade do aleitamento materno exclusivo, buscando minimizar os diversos fatores que levam ao desmame precoce, que são eles, a distância de casa para o trabalho e/ou estudo, a falta de um espaço adequado para a mãe ordenhar e armazenar o leite materno e cargas horárias extensas.