O estudo tem como objetivo geral promover ações de educação sexuais voltadas para adolescentes do 9° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Mucambo– CE. A escolha deste grupo se justifica pela vulnerabilidade dos jovens a situações como a frequente exposição de informações imprecisas sobre a temática em questão. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, onde a abordagem está fundamentada na pesquisa-ação, consoante às ideias de Michel Thiollent, em que os facilitadores interagem de forma participativa em todas as etapas da pesquisa. O local escolhido para a realização do estudo foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do município de Mucambo-CE. Os participantes do estudo são adolescentes com idade entre 14 e 17 anos. Contatou-se que para alguns adolescentes, falar sobre sexualidade com os pais é algo que fere os princípios religiosos e, portanto, deve ser evitado; outros sentem vergonha de conversar com os pais e por este motivo o diálogo inexiste; e dois adolescentes até gostariam de conversar com os pais sobre o assunto, mas para os pais mais tradicionais o assunto é imoral e deve ser evitado. Posto isto, a escola surge como intermédio consciente e adequado para tratar do assunto. A proposta teórico-metodológica que orienta a prática educativa descrita neste trabalho pressupõe a necessidade de uma reorientação permanente da ação o que implica em um processo de planejamento dinâmico. Ou seja, o planejamento da ação educativa em saúde na escola, mediado pelo enfermeiro, deve ser sistematicamente avaliado e reorientado a partir da observação da realidade, dos interesses e necessidades identificados.