Objetivo: Esse estudo busca elucidar a importância do tratamento para conflitos psíquicos que possam surgir nos jovens diabéticos, bem como a compreensão social acerca dessa problemática. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura baseada em dados disponíveis na MEDLINE e LILACS, publicados na íntegra, no período equivalente aos últimos cinco anos (2018-2023). Resultados e Discussão: A Diabetes Mellitus pode ser um fator de estresse adicional às crianças e aos adolescentes, devido à questão social e aos eventos agudos consequentes. A rotina de autocuidado e o medo de complicações corroboram a instabilidade emocional dos indivíduos infanto-juvenis. A abordagem profissional em grupos juvenis com DM1 pode auxiliar no enfrentamento do processo, e o suporte familiar pode fortalecer a confiança do paciente no manejo de sua condição e no aparato mental. Considerações Finais: Sabe-se que a DM afeta tanto a população pediátrica quanto o círculo social envolvido, o que torna essencial a aplicação de intervenção para amenizar o sofrimento dos acometidos.