Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 08 - O ESTIGMA DO HIV/AIDS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    Objetivo: identificar o estigma do HIV/Aids em crianças e adolescentes. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foi possível assim estruturar a seguinte pergunta norteadora: “Qual estigma social do HIV/AIDS em crianças e adolescentes no cenário brasileiro?” Foi feito um levantamento através da biblioteca eletrônica sendo a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo selecionada as seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Após a aplicação dos critérios de elegibilidade foram utilizados 9 artigos selecionados ao total. Resultados e Discussão: Após a avaliação dos estudos encontrados foram elencados os principais resultados para elaboração da pesquisa de revisão integrativa. Portanto, nota-se que o estigma associado ao HIV é considerado uma preocupação de saúde pública global. Os profissionais de saúde e os decisores políticos continuam a lutar para compreender e implementar estratégias para diminuir o estigma relacionado com o HIV na sociedade, em contextos específicos e nas intersecções de opressões adicionais. No entanto, a opressão e resistência podem auxiliar a inspirar ações para reduzir o estigma relacionado com o HIV. Considerações Finais: Logo, o presente estudo buscou enfatizar o estigma ainda muito fortemente presente na sociedade com as crianças, adolescentes e jovens e os desafios apresentados nessa população frente ao estigma e diagnóstico ainda na infância, contudo, o estudo apresenta algumas estratégias para fortalecer o combate ao estigma e a adesão da terapêutica.

CAPÍTULO 08 - O ESTIGMA DO HIV/AIDS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Doi: 10.58871/conbrasca.v4.08

PALAVRAS CHAVE: HIV; Criança; Estigma social.

KEYWORDS: HIV; Child; Social stigma.

ABSTRACT:
Objective: to identify the stigma of HIV/AIDS in children and adolescents. Methodology: this is an integrative review of the literature. It was possible to structure the following guiding question: “What is the social stigma of HIV/AIDS in children and adolescents in the Brazilian scenario?” A survey was carried out through the electronic library, the Virtual Health Library (VHL), and the following databases were selected: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), Nursing Database (BDENF) and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). After applying the eligibility criteria, a total of 9 selected articles were used. Results and Discussion: After evaluating the studies found, the main results were listed for preparing the integrative review research. Among all approaches, it was seen that the stigma associated with HIV is considered a global public health concern. Health professionals and policymakers continue to struggle to understand and implement strategies to reduce HIV-related stigma in society, in specific contexts, and at the intersections of additional oppressions. However, oppression and resistance can help inspire action to reduce HIV-related stigma. Final Considerations: Therefore, the present study sought to emphasize the stigma still very strongly present in society with children, adolescents and young people and the challenges presented in this population in the face of stigma and diagnosis in childhood, however, the study presents some strategies to strengthen the combating stigma and adherence to therapy.

Autor

  • ANA CAROLINA GOMES TRIGUEIRO BARROS

  • CLÁUDIO GUERRA DE LIMA

  • JEAN SCHEIEVANY DA SILVA ALVES

  • JOSÉ MARCELO DE AZEVEDO BESERRA

  • LETÍCIA LUANA CLAUDINO DA SILVA

  • MARAYSA LÚCIA DE CARVALHO NERINO FEITOSA

  • MARIA EDUARDA WANDERLEY DE BARROS SILVA

  • MARIA LETÍCIA CARDOSO DA SILVA BARBOSA

  • NAZARENO ELI GURGEL ARRUDA

  • RENATA ANTONIA AGUIAR RIBEIRO

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat