Objetivo: O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da influência midiática frente à escolha de realização de procedimentos cirúrgicos estéticos. Metodologia: realizou-se uma revisão integrativa da literatura com artigos extraídos da base de dados PubMed, a partir de descritores como “cosmetic surgery” e “influence media”, organizados por meio de Operadores Booleanos (“AND” e “OR”). Resultados e discussão: Analisando-se os diversos estudos, é possível perceber a crença nas redes sociais como fonte confiável de informações médicas, o que gera um aumento considerável e contínuo na quantidade de conteúdos divulgados, com destaque para os de cunho sensacionalista, e o número de pessoas que buscam por essas informações nessas fontes. Foi observado que o Facebook e o Instagram são as principais redes pelas quais há o fluxo de conteúdos acerca de procedimentos estéticos, sendo que concursos, fotos de antes e depois e informações práticas são os tipos de postagens mais atrativos nas redes sociais de cirurgiões plásticos. Conclusão: Conclui-se, então, que há forte influência das mídias e da autopromoção dos cirurgiões plásticos nas decisões dos pacientes que circundam a opção por um procedimento estético. Logo, a não adoção de métodos de comunicação midiática por parte desses profissionais pode resultar em obsolescência.