Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 10 - A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA SUBMISSÃO A PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS REALIZADOS PELA CIRURGIA PLÁSTICA

    Objetivo: O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da influência midiática frente à escolha de realização de procedimentos cirúrgicos estéticos. Metodologia: realizou-se uma revisão integrativa da literatura com artigos extraídos da base de dados PubMed, a partir de descritores como “cosmetic surgery” e “influence media”, organizados por meio de Operadores Booleanos (“AND” e “OR”). Resultados e discussão: Analisando-se os diversos estudos, é possível perceber a crença nas redes sociais como fonte confiável de informações médicas, o que gera um aumento considerável e contínuo na quantidade de conteúdos divulgados, com destaque para os de cunho sensacionalista, e o número de pessoas que buscam por essas informações nessas fontes. Foi observado que o Facebook e o Instagram são as principais redes pelas quais há o fluxo de conteúdos acerca de procedimentos estéticos, sendo que concursos, fotos de antes e depois e informações práticas são os tipos de postagens mais atrativos nas redes sociais de cirurgiões plásticos. Conclusão: Conclui-se, então, que há forte influência das mídias e da autopromoção dos cirurgiões plásticos nas decisões dos pacientes que circundam a opção por um procedimento estético. Logo, a não adoção de métodos de comunicação midiática por parte desses profissionais pode resultar em obsolescência.

CAPÍTULO 10 - A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA SUBMISSÃO A PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS REALIZADOS PELA CIRURGIA PLÁSTICA

Doi: 10.58871/conbrasca.v4.10

PALAVRAS CHAVE: cirurgia plástica; estética; mídias sociais.

KEYWORDS: aesthetics; plastic surgery; social media.

ABSTRACT:
Objective: The present work proposes a reflection on the media influence on the choice of performing aesthetic surgical procedures. Methodology: An integrative literature review was conducted, based on articles extracted from the PubMed database, from Health Sciences Descriptors (DeCS) such as " cosmetic surgery" and " influence media" , organized with Boolean Operators (“AND” and “OR”). Results and discussion: Analyzing the various studies, it is possible to perceive the belief in social networks as a reliable source of medical information, which generates a considerable and continuous increase in the amount of content disseminated, especially those of a sensationalist content, and the number of people who search for this information in these sources. It was observed that Facebook and Instagram are the main social media through which there is a flow of content about aesthetic procedures, of which contests, before and after photos and practical information are the most attractive types of posts on the social networks of plastic surgeons. Conclusion: Therefore, it can be concluded that, there is strong influence of the media and the self-promotion of plastic surgeons on the decisions of patients around the option of going through an aesthetic procedure. Thus, the failure to adopt media communication methods by these professionals can result in obsolescence.

Autor

  • ANA LÍVIA FÉLIX E SILVA

  • ANNA CLARA LOPES DE MOURA

  • EDUARDA MARTINS CARVALHO

  • JOÃO VITOR LELIS FARIA

  • KATHELEN TAVARES BASTOS

  • LARA PERES LEÃO

  • MARCO AURÉLIO BORGES CAMPANATI

  • ROBERTH LOURIVAL LOPES DE BARROS LIMA

  • THAYNNE HAYSSA FRANÇA BARBOSA

  • THIAGO VINICIUS LEMOS GONÇALVES

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat