Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 37 - EFEITOS DA TERAPIA AQUÁTICA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

    Objetivo: Sistematizar as informações da última década disponíveis na literatura, por meio de uma revisão narrativa, acerca dos efeitos da terapia aquática em crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Metodologia: Buscou-se artigos originais publicados entre 2012 e 2022 que abordassem os efeitos da terapia aquática em crianças com autismo, nas bases de dados SciELO, PubMed, Cochrane Library e PEDro. Adotou-se como critérios de inclusão estudos clínicos que utilizaram terapias em meio aquático realizadas com crianças. Trabalhos de revisão, metanálises, livros, teses, dissertações, projetos de pesquisa, estudos-piloto, relatos e trabalhos cujos títulos e resumos não condiziam com o objetivo do estudo foram excluídos. Resultados e Discussão: A partir dos nove artigos, observou-se que as terapias realizadas em meio aquático podem trazer diversos benefícios para crianças com TEA, principalmente nos aspectos sociais, emocionais, físicos e motores. Considerações Finais: As terapias aquáticas trazem benefícios para crianças com TEA, dentre eles: emocionais, sociais, físicos e motores, sendo importantes para a convivência em sociedade e para o bem estar. Propõe-se novos ensaios clínicos para verificar outros efeitos da terapia aquática em crianças com autismo, de forma a também obter novas evidências que mostrem quais intervenções se mostram eficazes para essa população.

CAPÍTULO 37 - EFEITOS DA TERAPIA AQUÁTICA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Doi: 10.58871/ed.academic.00037.v1

PALAVRAS CHAVE: Criança; Terapia Aquática; Transtorno do espectro autista.

KEYWORDS: Autism spectrum disorder; Aquatic therapy; Child.

ABSTRACT:
Objective: To systematize information from the last decade available in the literature, through a narrative review, about the effects of aquatic physiotherapy in children with autism spectrum disorder (ASD). Methodology: A research for original articles published between 2012 and 2022 that addressed the effects of aquatic physiotherapy in children with autism was made in the SciELO, PubMed, Cochrane Library and PEDro databases. Clinical studies that performed therapies in an aquatic environment with children were included. Review papers, meta-analyses, books, theses, dissertations, research projects, pilot studies, reports and works whose titles and abstracts did not match the purpose of the study were excluded. Results and Discussion: From the nine articles, it was observed that therapies carried out in an aquatic environment can bring many benefits to children with ASD, mainly in the social, emotional, physical and motor aspects. Final Considerations: Aquatic therapies bring benefits to children with ASD, including: emotional, social, physical and motor, being important for living in society and for well-being. New clinical trials are proposed to verify other effects of aquatic therapy in children with autism, in order to also obtain new evidence that shows which interventions are effective for this population.

Autor

  • DANIELA YUMI MEIRELLES

  • ISADORA BARROS CAVALCANTE

  • PAULA MARIA BORGES DE SALLES

  • SOPHIA NATSUMI YAMAWAKI DOHARA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat