Objetivo: Analisar as dificuldades no manejo das crianças e adolescentes com DM1. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão integrativa da literatura, o qual se baseou na seguinte pergunta norteadora: “Quais são os impactos do diabetes mellitus tipo 1 para as crianças e adolescentes?” Foi utilizada a seguinte combinação no Portal Regional da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde): Diabetes Mellitus tipo I AND Criança AND Família. Os critérios seletivos de inclusão e de exclusão foram determinados pela fundamentação temática da pesquisa, e para investigação, permaneceram artigos em inglês e português; publicados a partir do ano de 2018 a 2023 e textos completos. Resultados e Discussão: Os pais de crianças com o DM1 inicialmente se sentem sobrecarregados com o diagnóstico. Nesse sentido, os pais devem se adaptar, por meio de apoio e compartilhamento de responsabilidades. Durante os anos pré-escolares, o DM tipo 1 o ocasiona prejuízos significativos ao estilo de vida e o desenvolvimento geral infantil. Os diferentes padrões alimentares afetam as relações com a família e outras pessoas. Além disso, a faixa etária de pré-escolares e mais sensível à insulina, gerando maior risco de hipoglicemia noturna. Os avanços tecnológicos têm sido as ferramentas utilizadas no manejo da saúde e das doenças crônicas para diagnóstico e monitoramento do prognóstico. As intervenções centradas na família são importantes, uma vez que melhoram a forma como as pessoas com diabetes são tratadas em casa e dentro das unidades de saúde. Considerações Finais: Dessa forma, considera-se que a análise dos estudos abordou diversos problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes com DM1, como a necessidade de maior amparo no ambiente escolar com a presença de enfermeiros. Além de ansiedade dos pais, cuidadores e das crianças afetadas com a responsabilização do tratamento com a insulina e medo de quadros hipoglicêmicos graves.