Início Sobre Notícias Catálogo Normas Corpo Editorial Indexadores Contato
  • CAPÍTULO 14 - IMPACTO DO USO DE TELAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

    Objetivo: Identificar os impactos do uso de telas no desenvolvimento infantil. Metodologia: Estudo de revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a estratégia PICo, composta por seis etapas. As buscas foram realizadas de forma online nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF via BVS. Foram utilizados os seguintes descritores associados aos operadores booleanos: (tempo de tela OR screen time) AND (televisão OR television) AND (criança OR child) entre os anos de 2018 a 2023, nas línguas português e inglês. Foram excluídos artigos que não correspondem à questão norteadora, os duplicados e com acesso pago. Resultados e Discussão: Ao total foram encontrados 21 artigos, os quais apontaram impactos associados ao uso de tela por crianças como a diminuição das horas de sono, falta de exercício físico, excesso de peso, mudanças comportamentais e sociais, alimentação inadequada e déficit de atenção. Compreender os diferentes tipos de utilização das tecnologias pelas crianças ajudará a informar o desenvolvimento de intervenções para promover o uso saudável das telas, esta exposição deve ser sempre acompanhada por um adulto estabelecendo sentido ao que é visualizado. Considerações Finais: Os impactos provenientes do uso de tela excessiva por crianças afetam diretamente o desenvolvimento, ocasionando danos físico, social, emocional e cognitivo advindos desde a primeira infância.

CAPÍTULO 14 - IMPACTO DO USO DE TELAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Doi: 10.58871/conbrasca.v4.14

PALAVRAS CHAVE: Criança; Televisão; Tempo de tela.

KEYWORDS: Children; Television; Screen time.

ABSTRACT:
Objective: Identify the impacts of screen use on child development. Methodology: Integrative literature review study, with a qualitative and descriptive approach, using the PICo strategy, consisting of six stages. The searches were carried out online in the LILACS, MEDLINE, BDENF databases via BVS. The following descriptors associated with Boolean operators were used: (screen time OR screen time) AND (television OR television) AND (child OR child) between the years 2018 to 2023, in Portuguese and English. Articles that did not correspond to the guiding question, duplicates and those with paid access were excluded. Results and Discussion: In total, 21 articles were found, which highlighted impacts associated with screen use by children, such as reduced sleep hours, lack of physical exercise, excess weight, behavioral and social changes, inadequate nutrition and attention deficit. Understanding the different types of technology used by children will help inform the development of interventions to promote healthy screen use; this exposure should always be accompanied by an adult establishing meaning to what is viewed. Final Considerations: The impacts arising from excessive screen use by children directly affect development, causing physical, social, emotional and cognitive damage from early childhood.

Autor

  • ANA PAULA RODRIGUES PEREIRA

  • DÉBORA DE CÁSSIA QUARESMA SILVA

  • FABIO PACHECO DE SENA

  • GABRIELLY BEZERRA DINIZ

  • LARISSA ALINE COSTA COELHO DE SOUZA

  • LUANA SILVA ANDRÉ

  • MARIANA SIQUEIRA TORRES

  • NOEMY THAYANE DUARTE DA SILVA

  • THYLA DO VALLE

  • VITÓRIA DE CÁSSIA QUARESMA SILVA

Download

Sobre

Catálogos

Notícias

Normas

Contato

© 2022 Editora Academic - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino

Olá 👋 Podemos te ajudar?
Powered by Joinchat
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Abrir Chat